Início > Uncategorized > Colab facilita acesso a serviços da Prefeitura de São Gonçalo

Colab facilita acesso a serviços da Prefeitura de São Gonçalo

Publicado em:  14/08/2023

Plataforma digital aproxima a população do poder público municipal

Muito além de um canal para solicitar serviços da Prefeitura de São Gonçalo, o aplicativo Colab oferece acesso a diversos outros serviços ofertados pelo município, como carteirinhas da pessoa autista e da pessoa com síndrome de down, agendamento para inscrição no programa Minha Casa Minha Vida, pré-agendamento para castração de cães e gatos e, em breve, cartão de estacionamento.

O Colab também é uma forma inovadora para engajar o cidadão para participar da gestão municipal, garantindo a opinião da população nas tomadas de decisões que envolvem o município, através de consultas públicas sobre temas pertinentes aos avanços e desenvolvimento da cidade.

Sua implementação atende à Meta 30 (Estabelecer ferramentas de gestão, monitoramento, transparência e participação)do Plano Estratégico Novos Rumos, elaborado pela Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe), no eixo Gestão Eficiente e Transparente.

Após baixar o aplicativo, a população pode dar entrada em diferentes serviços. Para solicitar a carteirinha da pessoa autista e carteirinha da pessoa com síndrome de down, basta baixar o aplicativo Colab e se cadastrar. A documentação necessária para solicitar a carteirinha está detalhada no aplicativo.

Através do Colab, a população também pode realizar pré-agendamento para a castração no Centro de Atendimento Veterinário Municipal (Cavem), no Mutuá. A população deve ficar atenta às duas datas anunciadas pela Prefeitura através do seu site e redes sociais. O primeiro dia é aquele agendado através do aplicativo e que serve para o responsável levar a documentação ao Cavem. A segunda data é o dia da cirurgia, que é marcada no dia da entrega dos documentos.

Para a realização do cadastro é necessário ser morador de São Gonçalo. Os animais devem ter de seis meses a sete anos. Para os cães, o peso mínimo é de 5 quilos e o máximo é de 25 quilos. Não é realizada a cirurgia em animais braquicefálicos e de raças pequenas como pinscher, yorkshire e chihuahua.

Através do acesso à plataforma Colab, é possível agendar a data e o horário para comparecimento do gonçalense à Secretaria de Habitação, com os documentos necessários para realizar a inscrição no programa habitacional “Minha Casa, Minha Vida”. A ideia é facilitar o acesso ao programa com informações sobre quem tem direito a participar e como se inscrever.

Em breve, também estará disponível através da plataforma Colab a solicitação para o cartão de estacionamento para o idosos e pessoas com deficiência.