Início > Cultura e Turismo > Coletivo discute encarceramento feminino no Lavourão

Coletivo discute encarceramento feminino no Lavourão

Publicado em:  06/10/2017

“Mulheres Encarceradas: o sistema prisional e a juventude preta”. Este é o tema da palestra realizada neste sábado (07/10), às 14, na Loninha do Centro Cultural Joaquim Lavoura (Lavourão), no bairro Estrela do Norte. A iniciativa do Coletivo Cláudia Silva, com apoio da Prefeitura de São Gonçalo, através da secretaria de Cultura e Turismo e Fundação de Artes (Fasg), tem como objetivo discutir aspectos do encarceramento, desmistificando a dura realidade da juventude preta como o racismo. De acordo com estudos que serão apresentados no evento, este é o grupo racial com maior percentual entre as penitenciárias atualmente.

Segundo a organização, o tema será apresentado através de uma mesa aberta, com as palestrantes Manuela Silva (graduanda em Letras UERJ e integrante do Coletivo Claudia Silva) e Julia Flauzino (cientista social e mestranda em Psicologia Social pela UERJ) que apresentarão pontos que elas consideram cruciais para a discussão do encarceramento. Depois, a discussão será aberta ao público que poderá participar com perguntas e apontamentos.

Para o secretario municipal de Cultura e Turismo e presidente da Fasg, Carlos Ney Pinho Ribeiro, discutir o encarceramento é de grande valia para a nossa sociedade.

“Este é um assunto em que muitas das pessoas sequer param para pensar, mas que deve ser pensado e discutido em nossa sociedade. Nós vemos presídios super lotados e uma juventude que está sendo encarcerada. Tenho certeza que este debate será esclarecedor”, reiterou Carlos Ney.

De acordo com o prefeito José Luiz Nanci, a palestra será uma oportunidade para desmistificar questões acerca deste tema.

“Quando se fala em sistema prisional, penitenciária, detentos, enfim, nosso imaginário nos leva a um lugar marginalizado composto por pessoas que estão à margem da sociedade. No entanto, são pessoas que estão ali. São seres humanos. Acredito que esta palestra lançará luz à questão do encarceramento”, concluiu .

Mulheres Encarceradas: o sistema prisional e a juventude preta
DATA: Sábado (07/10)
HORÁRIO: 14h
LOCAL: Loninha do Centro Cultural Joaquim Lavoura (Lavourão) – Av. Presidente Kennedy, 721, Estrela do Norte.
Entrada Gratuita
Classificação livre