Início > Desenvolvimento Urbano > Colubandê entra em nova fase de obras

Colubandê entra em nova fase de obras

Publicado em:  17/11/2022

Bairro passa por intervenções de macrodrenagem e pavimentação

A Prefeitura de São Gonçalo iniciou, na noite da última quarta-feira (16), a nova etapa de obras de macrodrenagem e pavimentação no Colubandê. Para dar continuidade às intervenções de grande porte que estão sendo realizadas no bairro, a Avenida José Mendonça de Campos, no trecho entre as ruas Álvaro Leitão e José Assunção, permanecerá interditada das 20h às 5h nos próximos dias.

No primeiro dia, já foram instalados 31 metros de tubos de concreto, que vão garantir o escoamento das águas das chuvas, para conter o alagamento na região. A previsão de conclusão é de até 18 dias. O prefeito Capitão Nelson acompanhou de perto o início dessa nova etapa de obras.

“Estamos iniciando hoje essa nova etapa de obras aqui na José Mendonça de Campos, onde estaremos pelas próximas 18 noites. Estamos trabalhando à noite para solucionar esse problema da água que acaba represando aqui na via principal quando chove. Esperamos, com a conclusão dessas obras, solucionar esse problema de drenagem no Colubandê” , disse o prefeito.

Escavadeiras e caminhões entraram em ação para realizar as escavações e possibilitar o assentamento de novas galerias e tubulações que farão o escoamento da água da chuva. Para dar celeridade às intervenções, duas frentes simultâneas de obras foram montadas. A primeira a ter início foi a frente de obras na altura da Rua José Assunção. A segunda frente foi montada a partir da Rua Anfilófio Silveira Lessa.

“Apesar dos transtornos, está sendo muito bom, pois vi os resultados nas ruas aqui à frente e ficou bem legal. O retorno depois das obras é muito bom”, disse o advogado Uanes Teles, morador do bairro há 13 anos.

O início dessa segunda etapa de obras contou com equipes da Secretaria Municipal de Transportes e da Guarda Municipal,  para viabilizar os bloqueios de trânsito e orientar a população que encontrava o tráfego fechado. A ação foi acompanhada pelo secretário de Transportes, Fábio Lemos, pelo comandante da Guarda Municipal, Ewerton França Mendes, e pelo secretário de Ordem Pública , Wellington Moreira. Também acompanharam esse primeiro dia da nova etapa de obras os secretários de Comunicação Social, Alexandre Coutinho de Sá, e de Habitação, Pedro Pericar, e o ex-subsecretário de Iluminação Pública, Ricardo Pericar.

As obras acontecem desde março para solucionar o problema de alagamentos que há anos acontece no bairro, dando eficiência ao sistema de drenagem de águas pluviais. Ao todo, 10 ruas do Colubandê estão passando por obras de macrodrenagem e pavimentação, além de limpeza de um afluente do Rio Alcântara que corta a região. São 3,2 quilômetros contemplados pelos serviços, com investimentos superiores a R$ 17 milhões.

População  comunicada

Para garantir que os moradores e comerciantes do bairro tenham as informações necessárias sobre os períodos de interdição, a Prefeitura, realiza, desde o início do mês, um trabalho informativo sobre a nova etapa de obras no bairro. Essa equipe estará até sexta-feira (18) realizando esse trabalho informativo, entregando panfletos que indicam dia, horário e trecho da interdição ao trânsito. Uma tenda de informações também foi montada na esquina da Rua Honório Ferreira com a Avenida José Mendonça de Campos.

Foto: Fabio Guimarães