Início > Assistência Social > Combate à violência de gênero reúne autoridades em São Gonçalo

Combate à violência de gênero reúne autoridades em São Gonçalo

Compartilhe isso:


Publicado em:  21/03/2023

Prefeitura promove mesa de debates com representantes do Judiciário

Como parte da programação do Mês da Mulher, a Prefeitura de São Gonçalo, através da Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, realizou, na tarde desta terça-feira (21), uma mesa de debate com representantes do Poder Judiciário cujo objetivo foi reforçar o diálogo, com o Poder Executivo e a sociedade civil, sobre estratégias educativas e eficazes que previnam a violência de gênero contra a mulher. 

O encontro contou com a participação da juíza da Vara da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca de São Gonçalo, Denise Appolinária; da juíza da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Comarca de São Gonçalo, Cristina Quinto; do desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Wagner Cinelli; e mediação de Peterson Cabral.

A subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Ana Cristina da Silva, destacou a importância do encontro para discutir a atuação do judiciário no enfrentamento à violência contra a mulher e as novas estratégias a serem traçadas. 

“Refletir e debater a violência e desigualdade de gênero não se esgotam. Por isso, pensamos nesse debate. Reunir as instituições que integram a rede de enfrentamento é de suma importância para fortalecer e alinhar novas ações. A rede, que é formada por integrantes das Polícias Militar e Civil, poder Judiciário, OAB, Ministério Público, Defensoria Pública, entre outras instituições, visa o desenvolvimento de estratégias efetivas de prevenção contra a violência; política de empoderamento das mulheres e de garantia de seus direitos humanos; a responsabilização dos agressores e a assistência qualificada às mulheres em situação de violência”, declarou a subsecretária. 

Um dos principais pontos abordados durante o debate foi o desdobramento da Lei Maria da Pena e sua aplicabilidade, além da rede de enfrentamento da violência, a garantia dos direitos e o acolhimento de mulheres em situações de vulnerabilidade.

“Não tenho dúvidas de que a interlocução entre diversos segmentos da sociedade que lidam com as questões envolvendo a desigualdade de gênero e a violência doméstica contra a mulher é fundamental para conseguirmos combater esse mal”, afirmou a juíza Denise Appolinária. 

O desembargador Wagner Cinelli, autor dos livros “Metendo a Colher: Coletânea de Artigos e Outros Textos Sobre Violência Contra a Mulher” e “Sobre ela – Uma história de violência”, destacou durante a mesa de debate a importância de promover diferentes vertentes de divulgação sobre o enfrentamento da violência contra a mulher. 

“É fundamental que todas as instituições estejam próximas e atuantes em prol de uma pauta tão importante na nossa sociedade que é o enfrentamento da violência contra a mulher. Esse encontro foi de grande importância visto que todos os participantes puderam debater sobre novas ideias e ações para combater essa luta que envolve toda a sociedade”, disse o desembargador. 

Exemplares de livros do desembargador foram sorteados entre as participantes no fim do debate. A primeira-dama de São Gonçalo, Marinete Ruas, e o secretário de Assistência Social, Edinaldo Basílio, também prestigiaram o evento. 

Confira abaixo a programação do Mês da Mulher: 

22 de março: Palestra sobre empreendedorismo feminino, na Cruz Vermelha (Rua Dr. Nilo Peçanha, 47, na Estrela do Norte), às 9h 

23 de março: Capacitação com servidores da Assistência Social – Proposições para o enfrentamento da violência doméstica e de gênero e seus desafios, na Secretaria de Educação (Travessa Uricina Vargas, 36, Alcântara), às 9h

23 de março: Encerramento e entrega de certificados da 5ª turma de capacitação do Projeto Lidera Mulher, no Espaço Mais Conhecimento do Shopping Partage (Av. Pres. Kennedy, 425 – Centro), às 13h

27 de março: Palestra “Os diferentes tipos de violência”, na sede do Bolsa Família (Rua Sá Carvalho, nº 1.341, Boaçu), às 8h 

28 de março: Palestra “Violência doméstica”, na ONG Superar (Estrada de Itaúna, 7), às 8h30 

28 de março: Oficina de macramê, no Pátio Alcântara (Rua Carlos Gianelli, s/n°, Alcântara), às 10h

29 de março: Debate com as usuárias do Ceom Zuzu Angel com o tema “Emocional feminino diante da violência”, às 14h

30 de março:  Capacitação com servidores da Assistência Social – Proposições para o enfrentamento da violência doméstica e de gênero e seus desafios, na Secretaria de Educação (Travessa Uricina Vargas, 36, Alcântara), às 9h

30 de março: Aula inaugural da 6ª turma de capacitação do Projeto Lidera Mulher, no Espaço Mais Conhecimento do Shopping Partage (Av. Pres. Kennedy, 425 – Centro), às 13h

31 de março: Palestra “Violência doméstica”, no Creas do Jardim Catarina (Rua Leão Gambeta, 5330, às 14h

Autor: Ascom
Foto: Renan Otto

Notícias relacionadas

Skip to content