Início > Saúde > Combate ao Aedes aegypti segue em São Gonçalo

Combate ao Aedes aegypti segue em São Gonçalo

Compartilhe isso:


Publicado em:  04/06/2023

Vigilância em Saúde Ambiental realiza pulverização pelos bairros toda semana

A Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo realiza o trabalho constante de sanitização contra a covid-19 e a pulverização de inseticida para matar o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya toda semana. O empenho no trabalho dá resultados positivos, mantendo as doenças sob controle na cidade. Nesta semana, com o feriado de Corpus Christi na próxima quinta-feira (8), as ações acontecem desta segunda (5) a quarta-feira (7).

São Gonçalo está com médio risco de contaminação da dengue, segundo o último Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa) – realizado entre os dias 8 e 12 de maio. A cidade também está com o coronavírus na fase verde, ou seja, a doença está normal controlada na avaliação da semana entre os dias 21 e 27 de maio.

O trabalho de rotina dos agentes é essencial. No entanto, a população também deve fazer a sua parte em relação às doenças e os meios de prevenção. Para combater o coronavírus, a população deve tomar as doses das vacinas disponíveis para os gonçalenses com mais de seis meses e higienizar – sempre que possível – as mãos com água e sabão ou álcool em gel. Este hábito evita muitas outras doenças, principalmente as respiratórias.

Para ajudar no combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, os moradores devem evitar qualquer acúmulo de água, por menor que seja, nas casas e quintais, limpando calhas e ralos, tapando caixas d’água, colocando garrafas e recipientes com a boca para baixo, preenchendo os pratos de vasos de plantas com areia, mantendo lonas de materiais de construção e piscina sempre esticadas, guardando pneus velhos, mantendo tonéis e latões fechados.

Os locais de aplicação – tanto do inseticida quanto da sanitização – são definidos pelo Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental com base nos casos notificados pelo setor de Vigilância Epidemiológica, que aponta os locais com maiores notificações das doenças no período. As ações acontecem em todos os dias úteis da semana, com exceção de feriados, pontos facultativos e dias chuvosos.

A Vigilância Ambiental mantém um trabalho de pronto-atendimento. Qualquer cidadão pode ligar para o setor e pedir uma visita nos casos de infestação de qualquer vetor. Os pedidos são atendidos, em média, em uma semana. Nesses casos, os agentes averiguam a denúncia e realizam a ação necessária para acabar com os vetores. As denúncias podem ser feitas pelo telefone da Vigilância Ambiental (21) 3195-5198, ramal 1008 ou da Coordenação de Vetores (21) 2604-6446.

Programação Arboviroses:

. Segunda-feira (5): Anaia Grande, Coelho, Galo Branco, Tenente Jardim, Morro do Castro e Antonina

. Terça-feira (6): Anaia Pequeno, Arrastão, Barracão, Lindo Parque, Venda da Cruz e Itaoca

. Quarta-feira (7): Arsenal, Eliane, Dona Ieda, Rocha, Neves e Mutuaguaçu

. Quinta-feira (8): Feriado

. Sexta-feira (9): Ponto facultativo

Programação do controle do coronavírus:

. Segunda-feira (5): Vila Candoza e Marambaia

. Terça-feira (6): Amendoeira, Jardim Amendoeira, Monjolos e Largo da Ideia

. Quarta-feira (7): Jardim Nova república e Vista Alegre

. Quinta-feira (8): Feriado

. Sexta-feira (9): Ponto facultativo

Autor: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content