Início > Semimd > Complexo de atendimento para o Idoso inaugura sua primeira Árvore de Natal

Complexo de atendimento para o Idoso inaugura sua primeira Árvore de Natal

Publicado em:  04/12/2019

O prefeito José Luiz Nanci inaugurou, na manhã desta quarta-feira (4), durante o evento É Tempo de Ressignificar, a “Árvore Ressignificada”, a primeira Árvore de Natal do complexo onde funciona o Espaço Avançado de Saúde para o Idoso, Centro Dia para o Idoso e o Centro de Referência e Assistência Social para o Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência, no Jardim Catarina. Um dos principais símbolos do Natal, a árvore de 3 metros de altura foi construída por usuários do complexo com materiais recicláveis, utilizando cerca de 500 garrafas pets, caixas de ovo e rolos de papel durante a produção.

“Desde a sua inauguração, em março, este complexo vem realizando um trabalho muito bonito e de muita qualidade para a nossa população idosa. É com grande alegria que chegamos ao fim do ano com muitos atendimentos e diversos serviços oferecidos. Estou encantado com essa árvore e quero aproveitar para desejar um Feliz Natal para todos e que esse fim de ano seja um momento de reflexão e renovação na nossa alma e no nosso coração”, afirma Nanci.

Com 140 usuários, o complexo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e já realizou mais de mil atendimentos nesses nove meses de funcionamento. A subsecretária da Atenção Básica, Maria Auxiliadora Rodrigues, destaca a importância de oferecer uma equipe capacitada para atender à essa parcela da população.

“Quero agradecer às equipes da Saúde, Desenvolvimento Social e Políticas Públicas para o Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência, porque sem essa integração e sem nossos governantes esse espaço jamais teria sido instituído. Contamos com profissionais que entendem particularidades das questões do envelhecimento e estão altamente capacitados para atender nossa população, tanto é que o Espaço Avançado foi premiado o único órgão do Rio de Janeiro que ganhou uma experiência exitosa em Brasília”, explica Maria Auxiliadora.

O Coral da Felicidade, formado por alunos da Oficina de Música do Centro Dia, encerrou o evento com clássicos natalinos. Albertina de Carvalho, de 63 anos, é uma das integrantes do coral, e contou como o espaço ajudou a superar uma fase difícil da sua vida.

“O Espaço me trouxe de volta a vontade de viver, foi aqui que encontrei motivos para continuar vivendo, após sofrer com a perda irreparável de um dos meus filhos. Fui acolhida com muito carinho desde a primeira vez que vim aqui e este lugar para mim é, acima de tudo, a representação do amor”, declara Albertina.

O subsecretário de Políticas Públicas para o Idoso, Leandro Suzarte, destaca o papel do governo em ter um olhar mais cuidadoso para a população idosa. “É um orgulho saber que São Gonçalo se direcionou para essa parcela da população que tem grande importância na nossa sociedade. Vocês carregam a história e a esperança do nosso município. Essa árvore representa muito mais que um material, essa árvore reflete sonhos, projetos e alegrias de cada um de vocês”, destaca Leandro.

O complexo fica na Rua Albino Imparato, 1501, Jardim Catarina (Em frente à Lona Cultural).

Autor: Luciana Pimentel
Foto: Jonas Guimarães