Início > Coronavírus > Complexo de Saúde e mais 27 bairros ganham sanitização esta semana

Complexo de Saúde e mais 27 bairros ganham sanitização esta semana

Publicado em:  27/07/2020

O Complexo Hospitalar Luiz Palmier, que engloba os prontos socorros Central e Infantil e o Hospital Municipal Luiz Palmier, no Zé Garoto, em São Gonçalo, foi sanitizado na manhã desta segunda-feira (27) por agentes de Controle de Endemias. As ações de desinfecção serão realizadas em mais 27 bairros da cidade esta semana.

A Secretaria de Saúde mantém 32 motos sanitizando diariamente ruas e avenidas da cidade. O produto utilizado é o mesmo dos chineses, o quartenário de amônia de 5ª geração diluído em glicerina vegetal. O trabalho foi realizando nesta segunda-feira nos bairros Mangueira, Parada 40, Jardim Nova República, Vila Iara, Vila Lage e Palmeiras.

“A sanitização das ruas é extremamente importante para conter a doença no município e a proposta é que ele seja utilizado em área urbana. No Centro e no Alcântara há uma atenção especial por ser locais com grande concentração de pessoas. O quaternário tem a função desinfetante contra fungos, bactérias e vírus. A aplicação deste produto visa romper a cápsula do vírus e eliminar esses seres do ambiente”, explica o prefeito José Luiz Nanci.

De acordo com Adaly Fortunato, diretor da Vigilância Ambiental, as motos são monitoradas por GPS e acompanhadas em tempo real direto da base do órgão. A tecnologia permite que seja acompanhada a que velocidade a moto está circulando, o exato momento em que o produto começa a se liberado e a quantidade que é aplicada durante a operação.

“As motos têm duas velocidades. O deslocamento da base até o local da ação a velocidade máxima é de 60 quilômetros. Quando o produto começa a ser liberado, a velocidade é de 10 a 15 quilômetros para que todos os locais possam ser atendidos. Outra vantagem é que a cada 5 segundos nós acompanhamos as informações e podemos ver a eficácia da ação”, relata Adaly Fortunato.

Nesta terça-feira (28) a ação acontecerá no bairros Paraíso, Jóquei, Galo Branco, Covanca e Itaúna; na quarta-feira (29) nas ruas e avenidas do Patronato, Vila Candoza, Lindo Parque, Neves e Porto do Rosa; na quinta (30), será a vez das regiões do Gradim, Coelho, Rocha, Venda da Cruz e Itaoca; e encerrando a semana, na sexta-feira (31) as motofogs estarão no Porto da Madama, Colubandê, Estrela do Norte, Tenente Jardim, Morro do Castro e Mutuá.

Autor: Alex Alves