Início > Governo e Comunicação Social > Complexo pioneiro para idoso, mulher e pessoa com deficiência retoma atendimento remoto à população

Publicado em:  14/07/2020

O Complexo de Assistência Social e Saúde para Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência, no Jardim Catarina, está retomando aos poucos o atendimento à população. Desde março com as atividades suspensas, em respeito às medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública em decorrência do novo Coronavírus, as equipes técnicas do local estão voltando a atuar de forma remota.

No local onde funciona o Centro Dia Para o Idoso, o Centro de Referência e o Espaço Avançado de Atendimento à Saúde do Idoso, são atendidos atualmente mais de 130 usuários, que desde a inauguração do espaço, em março de 2019, têm acesso a diversos serviços e oficinas, além de atendimentos ligados à qualidade de vida e bem-estar.

Neste primeiro momento, os equipamentos estão entrando em contato via telefone para monitorar a rotina de cada usuário. A partir desse monitoramento será feito uma avaliação entre os técnicos. A ideia é que, nesta etapa inicial de retorno aos serviços, casos mais específicos e prioritários sejam atendidos presencialmente, cumprindo com todas as normas de segurança estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O Centro de Referência para Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência, vinculado à Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência (SEMIMD), funciona como ponte de atendimento em casos de violência, violação de direitos, assistência jurídica para idosos, mulheres e pessoas com deficiência. A equipe técnica especializada formada por assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais está entrando em contato por telefone com seus usuários para, a partir daí, definir novas formas de trabalhar.

“Este é um momento de se reinventar e buscar novas formas de trabalho e, dentro deste ‘novo normal’, vamos construir uma nova metodologia com vistas a sempre beneficiar a nossa população”, explica Marta Maria Figueiredo, secretária da SEMIMD.

O Centro Dia para Idosos, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Infância e Adolescência (SMDSIA), é um espaço aberto à pessoa idosa, onde ela pode realizar atividades físicas e outros atendimentos ligados à qualidade de vida e bem-estar. Entre as atividades oferecidas estão oficinas de música, alongamento, ginástica natural, zumba, dança sênior e teatro. Para dar continuidade aos serviços, visando estimular a memória e o bem-estar do idoso, bem como o entretenimento, os técnicos irão trabalhar com algumas atividades de vídeo via aplicativos online.

“Estamos buscando alternativas para criarmos atividades que todos os idosos possam participar. Nosso objetivo principal é, com essa volta de forma remota, continuar esse contato que é tão importante para os nossos usuários, buscando tomar ciência do estado psicossocial de cada um nesse período de isolamento, além de estimular a prática de exercícios físicos, garantindo cuidado a essa parcela da população”, Mery Marchon, coordenadora do Centro Dia.

O Espaço Avançado de Atendimento à Saúde do Idoso, sob gestão da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), atende idosos a partir de 60 anos com serviços de geriatria, enfermagem gerontológica e fisioterapia, além de oficinas de estimulação cognitivas. Os profissionais definiram etapas para o retorno das atividades, que inclui a criação do telecuidados, instrumento para monitoramento dos idosos via telefone.

“Serão verificadas questões sociais e de saúde, bem como a respeito dos rebatimentos das questões geradas pela pandemia do Coronavírus na rotina social e de saúde dos idosos. A partir do monitoramento feito através do telecuidado iremos levantar demandas que serão discutidas em nossas reuniões de equipe”, detalha Adriana Pereira Mattos, coordenadora do Espaço Avançado.

Autor: Luciana Pimentel