Início > Cultura e Turismo > Concerto na Matriz abre comemorações de Corpus Christi

Concerto na Matriz abre comemorações de Corpus Christi

Compartilhe isso:


Publicado em:  30/05/2018

Ao som de “Ave Maria”, de Charles Gounod, a Orquestra Municipal de São Gonçalo abriu, na noite desta terça-feira (29), as comemorações de Corpus Christi deste ano. Assim como no ano passado, a Igreja Matriz, no Zé Garoto, recebeu concerto sinfônico sacro em alusão à data. O evento, gratuito, foi aberto a toda comunidade e recebeu plateia de cerca de 100 pessoas.

O concerto sinfônico sacro faz parte da série “Matriz com Música”, projeto em parceria com a Igreja Matriz que busca utilizar o local como aparelho cultural da cidade. É o que explica o maestro da orquestra, Gerli Sueth, que também contou com a colaboração dos maestros Gustavo Fernandes e Leandro Campanate.

“Pensamos o concerto, agregado a esta data tão importante, como forma de valorizar o evento. Trouxemos oito músicas voltadas para o tema sacro e trabalhamos canções recitativas e reflexivas”, esclarece Gerli.

Para o padre da Igreja Matriz, André Luiz Bastos, a parceria entre a instituição e a orquestra visa resgatar a tradição cultural da igreja por meio da música sacra.

“Temos a intenção de fazer este templo como um local de fé, história e cultura dentro da cidade, e este evento evidencia isso. Estamos, em parceria com a orquestra, acolhendo, valorizando e promovendo tantas outras apresentações”, ressalta o padre André.

O público que assistiu à apresentação aplaudiu cada uma das oito músicas tocadas. A plateia, formada por pessoas de todas as idades, se emocionou com o concerto, como conta a bióloga Adriana Tinoco, 49 anos, frequentadora da Igreja Matriz há 25 anos.

“Esta foi uma ótima oportunidade para a população conhecer a igreja e a música clássica. Pelo público presente é possível perceber que existe o interesse da população em eventos como esse”, disse.

Durante o concerto, estiveram presentes o secretário de Educação, José Augusto Nunes; de Administração, Marcelo Azeredo; e de Cultura e Turismo, Carlos Ney Ribeiro.

Autor: Aaron Cesar
Foto: Jonas Guimarães
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content