Início > Educação > Concertos Didáticos apresenta música clássica a alunos da rede municipal de São Gonçalo

Publicado em:  30/06/2022

Espetáculo lota Teatro Municipal George Savalla Gomes

Com um espetáculo emocionante, que mesclou música erudita com os clássicos da Disney, a Orquestra Jovem de Niterói realizou, nesta quarta-feira (29), a apresentação da Turnê Concertos Didáticos para alunos da rede municipal de São Gonçalo, no Teatro Municipal George Savalla Gomes – Palhaço Carequinha. A ideia do projeto é desmistificar a música clássica e trazê-la para o cotidiano dos alunos, fazendo com que eles despertem interesse e passem a prestar atenção na sonoridade das coisas do dia a dia. O evento contou com a presença do secretário de Educação, Maurício Nascimento.

Emocionado, o aluno do Colégio Municipal Presidente Castello Branco, Nicolas Souza, de 16 anos, vibrou com cada ato do espetáculo. O evento o inspirou a estudar música e ele pretende começar a tocar piano.

“Não tem uma melhor parte, eu achei todas elas magníficas. O tom de voz de uma das cantoras foi maravilhoso, impecável. Todos os atos, a segunda voz, o repertório, o baixo, realmente inspirador. Eu não toco nenhum instrumento mas gostaria de aprender no futuro e, quem sabe um dia, me juntar a uma orquestra tão boa quanto essa”, disse o aluno.

O projeto tem como objetivo despertar nos alunos o interesse pela música e colocar os jovens como protagonistas, tendo os artistas e a platéia a mesma faixa etária. Segundo Luiza Carino, idealizadora do projeto, é importante levar o concerto para dentro das escolas para acabar com a ideia de que a música clássica é chata. Em sua opinião, a música pode ser dinâmica, divertida, engraçada e principalmente jovem.

“É um espetáculo diverso, que tem no repertório desde Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazaré, Mozart até a Disney.  Eu espero que o jovem de São Gonçalo, que assistiu à apresentação, consiga ampliar o horizonte de possibilidades, tirar o preconceito, se aproximando da música clássica. Quem assiste ao espetáculo entende que a música instrumental pode abarcar qualquer tema, desde a batucada até Beethoven. A ideia é inspirar esses jovens a estudar música, correr atrás dos seus sonhos”, explicou Luiza.

Foto: Luiz Carvalho