Início > Assistência Social > Conferência aborda intolerância religiosa em São Gonçalo

Conferência aborda intolerância religiosa em São Gonçalo

Publicado em:  20/01/2023

Representantes de diversas religiões, sociedade civil e legislativo realizaram debate

A prefeitura de São Gonçalo através da Coordenadoria de Assuntos Religiosos, da Assistência Social, realizou na tarde desta sexta-feira (20), na Câmara de Vereadores, um importante debate sobre intolerância religiosa, com a segunda edição da conferência ‘São Gonçalo segue em fé, contra o preconceito e a intolerância religiosa’.

O diálogo inter-religioso, contou com a participação de diversas lideranças religiosas, incluindo líderes evangélicos, da umbanda, candomblé, budismo, hare krishna, wicca e islã. Também contou com a participação da sociedade civil, do legislativo municipal, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Ordem dos Advogados do Brasil.

O encontro teve como foco a promoção da paz e da liberdade religiosa no município de são Gonçalo, fazendo um elo entre a sociedade civil e o poder público, para juntos, superar os obstáculos no que diz respeito ao convívio pacífico entre as religiões.

“ Acho importante e fundamental que possamos usar esse espaço para que esse propósito seja de fato implementado em nossa cidade. O prefeito Capitão Nelson tem procurado atuar nessa questão fundamental sobre as religiões.  Esse espaço é para corrigirmos o que foi apontado aqui”, disse Carlos André Ferrugem, coordenador municipal de assuntos religiosos.

A mesa do debate foi mediada por Carlos André Ferrugem, coordenador municipal de assuntos religiosos, Mãe Márcia D’Oxum, Daniele Gonçalves, coordenadora de promoção de Igualdade Racial, Pastor Roberto Araújo, da missão Brasas do Reino, Waguinho Macumba, representante da Umbanda, Marcelo Rodrigues, historiador e representante do segmento católico.

As lideranças religiosas foram unânimes na necessidade fomentar e consolidar políticas públicas pelo governo no que diz respeito ao combate à intolerância religiosa na cidade de São Gonçalo, enfatizando a necessidade de combater ataques à templos, o preconceito religioso, agressões e intolerância.

Foto: Júlio Diniz