Início > Saúde > Conferência Municipal de Saúde é aberta em São Gonçalo

Conferência Municipal de Saúde é aberta em São Gonçalo

Publicado em:  24/03/2023

Debates contribuem para construção de políticas públicas na Saúde

Foi aberta, na tarde desta sexta-feira (24), no auditório do Sest/Senat, em Tribobó, a X Conferência Municipal de Saúde do Município de São Gonçalo, organizada pelo Conselho Municipal de Saúde de São Gonçalo (CMS-SG) e pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil.

A X Conferência Municipal de Saúde tem o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”, e terá debates organizados em quatro grupos: “O Brasil que temos. O Brasil que Queremos”; “O papel do Controle Social e dos movimentos sociais para salvar vidas”; “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia” e “Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas”.

A conferência é aberta ao público e os resultados dos debates e discussões sobre os temas abordados têm grande importância e serão levados para a X Conferência Estadual de Saúde, com a possibilidade de serem transformados em ações efetivas na saúde pública do Estado ou da cidade.

“Esse é o momento para que todos possam expressar ideias. A gente sabe que, ao falarmos de saúde em São Gonçalo, falamos de algo que é macro, não é fácil para nenhum de nós. A conferência é importante para ouvirmos, porque quando nós ouvimos, a gente aprende mais um pouco. Que todos possam trazer suas ideias, dificuldades e anseios para que possamos chegar a um resultado final de melhoria na qualidade da saúde do município de São Gonçalo”, disse a subsecretária de Atenção Básica, Luciana Coelho, que representou o secretário de Saúde e Defesa Civil, Dr. Gleison Rocha.

A importância dos eixos que serão debatidos para a possibilidade de se tornarem políticas públicas de saúde foi destacada na abertura da conferência.

“Sobre saúde nós falamos em todos os lugares, mas a saúde para ser discutida e para ser implementada legalmente, aqui é o fórum, aqui é a casa. Esse é o espaço para reconhecer, levar propostas. Quem está na ponta, no dia-a-dia, que sente aquela necessidade do que precisa ser feito, do que pode ser feito, o que pode melhorar. Vocês vão ouvir os quatro eixos da conferência e poder opinar e propor” , disse Josildo Rodrigues, presidente do Conselho Municipal de Saúde de São Gonçalo.

A mesa de abertura do evento contou com a participação da Drª.Luciana Coelho, subsecretária de Atenção Básica, Aline Serra, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps), Josildo Rodrigues, presidente do Conselho Municipal de Saúde de São Gonçalo, a vereadora Patrícia Silva, presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de São Gonçalo, Joaquim Jorge, conselheiro de Saúde de Niterói e representante da Metro 2 (Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito, São Gonçalo, Niterói e Maricá), Adriana das Graças, conselheira estadual e membro organizador da IX Conferência Estadual de Saúde.

A conferência é aberta ao público e acontece também neste sábado, a partir das 9h.

Qualquer pessoa pode assistir à conferência. No entanto, só terão direito à voz e às votações aqueles que fizeram a inscrição e estão devidamente credenciados. As credenciais (crachás e pastas) serão entregues neste dia 25 de março, das 9h às 10h, no Sest/Senat.

Todos os inscritos deverão estar com a carteira de identidade e receberão certificados de participação no final da conferência.

A publicação completa sobre a X Conferência Municipal de Saúde pode ser conferida no Diário Oficial de São Gonçalo através do link: https://www.saogoncalo.rj.gov.br/diario-oficial/. O Sest/Senat fica na Rodovia Amaral Peixoto (RJ 106), em Tribobó, São Gonçalo.

Programação do Dia 25 de março

9h – Credenciamento e coffee break

10h – Palestra EIXO I – O Brasil que temos. O Brasil que Queremos

10h30 – Palestra EIXO II – O papel do Controle Social e dos movimentos sociais para salvar vidas