Início > Assistência Social > Conselho de Segurança Alimentar é reativado

Conselho de Segurança Alimentar é reativado

Publicado em:  29/06/2023

Avanços na garantia da segurança alimentar foram destacados. Foi realizada eleição para o conselho

A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Gonçalo, através da Vigilância Socioassistencial, realizou, na tarde desta quinta-feira (29), o Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional com o tema “Fortalecer o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) para a Garantia da Comida de Verdade e um País sem Fome”. O evento foi realizado  no auditório da Rondas Especiais e Controle de Multidões (Recom). Também foi realizada a eleição para Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea).

Na abertura do evento, foram destacados avanços na garantia da segurança alimentar, como a implantação do Restaurante do Povo e do crescimento da introdução de alimentos provenientes da agricultura familiar na rede municipal de ensino. O fórum reativa o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), que teve sua última posse em 2012.

“Política pública tem início, meio e continuidade e o que estamos vendo aqui, hoje, é fruto de continuidade.  É muito importante a segurança alimentar, porque por meio dela milhares de pessoas conseguem sair de uma situação de fome e de extrema pobreza. Hoje, precisamos pensar nesse enfrentamento, garantir que as pessoas em situação de extrema pobreza tenham garantido o básico da alimentação” , disse o secretário de Assistência Social, Edinaldo Basílio.

O crescimento da agricultura familiar da cidade foi destacado por quem produz e fornece alimentos para São Gonçalo.

“Hoje, temos 130 famílias assentadas. Muitos nem sabem que existe agricultura familiar em São Gonçalo. A nossa ideia é unir a cidade ao campo e o campo à cidade. Hoje, fornecemos alimentos para a Prefeitura de São Gonçalo e para mais oito municípios do Estado do Rio. Antes, o nosso recurso da alimentação ia para fora, hoje está aqui, movimentando a economia “, disse Marco Antônio da Silveira Coelho, mais conhecido como Carrapato, presidente da Associação de Produtores Rurais Assentados na Fazenda Engenho Novo.

O Comsea é composto por, no mínimo, 12 conselheiros, sendo 2/3 de representantes da sociedade civil e 1/3 de representantes do governo municipal. As instituições representadas no Comsea devem ter efetiva atuação no município, especialmente as que trabalham com alimentos, nutrição, educação e organização popular.

Integraram a mesa do fórum Diego Nascimento, coordenador da Vigilância Socioassistencial, Carla Cristina Gomes da Silva, nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Priscila Rafaela Fabrício Lima, nutricionista do Restaurante do Povo e, representando o Legislativo, o vice-presidente da Câmara de Vereadores de São Gonçalo, vereador Vinícius.

Foto: Fabio Guimarães