Início > Educação > Contação de história para alunos da rede municipal de São Gonçalo

Contação de história para alunos da rede municipal de São Gonçalo

Publicado em:  22/10/2021

Estudantes ganham livro e assistem à apresentação em circo

Buscando incentivar a leitura e trazer alegria para as crianças, o Circo Robatiny, no estacionamento do Shopping São Gonçalo, recebeu, nesta sexta-feira (22), alunos da Escola Municipal Professor Evadyr Molina e da UMEI Margarida Maria Garcia de Araújo para a contação da história do livro “Fubá”, da autora Tatiana Kauss, indicado para crianças de 1 a 7 anos, e uma apresentação de malabarismo. As crianças foram presenteadas com um livro pelo projeto “Leitura para Todos”, que pretende doar 800 exemplares para instituições do município. Também presentes no evento, o grupo de pacientes “Unidas pela Vida”, do Espaço Rosa, levaram seus filhos para assistir a apresentação.

Comandada pelo palhaço Batata, a leitura do livro despertou nas crianças a curiosidade por cada página. Segundo a diretora da UMEI Margarida Maria Garcia de Araújo, Silvia Regina, esse é o momento certo de introduzir a leitura como hábito na vida dos alunos.

“Pudemos proporcionar às crianças um momento de alegria e descontração depois de tanto tempo em casa por conta da pandemia. É muito incentivador para as crianças pelo momento que estão vivendo, já que estão em idade pré-escolar, e é de suma importância esse contato com a leitura. O evento veio em boa hora para ajudar o nosso trabalho pedagógico”, comentou Silvia Regina.

Para a coordenadora de Políticas Públicas de Combate ao Câncer, Patrícia Silva, é importante que os filhos das pacientes do grupo “Unidas pela Vida” também tenham esse contato com o universo lúdico e com a leitura, já que é um momento difícil que a família está enfrentando.

“É muito gratificante poder proporcionar aos filhos das pacientes essa alegria. Tem gente que nunca veio ao circo. Eles já sofrem com o tratamento da mãe, que é uma luta muito grande, que acomete toda a família. Então, a criança também sente. Esse é o momento dela esquecer o que está passando e poder rir e se divertir”, afirma Patrícia Silva.

Mãe do Erick, de 2 anos, Joice Martins descobriu o câncer de mama aos 30 anos. Passou por todo processo de quimioterapia e radioterapia e hoje, aos 34 anos, está curada, em acompanhamento. Ela conta que trazer o filho para assistir a apresentação é uma forma de lembrar de toda a sua superação e seguir em frente.

“Eu tive o Erick logo após o tratamento, o que foi uma surpresa, pois os médicos disseram que dificilmente eu iria engravidar, mas ele veio e foi uma bênção na minha vida. Vir aqui ao evento junto com o grupo “Unidas Pela Vida” é muito interessante porque a gente troca experiências. Trazer o Erick aqui hoje é a consolidação de um processo, de estar seguindo a vida, trazer ele é maravilhoso porque a gente festeja o encontro dos filhos. A gente se apoia mutuamente e descobre um pouco da particularidade de cada uma”, entende Joice Martins.

Projeto “Leitura para Todos”

O projeto “Leitura para Todos” é uma iniciativa do São Gonçalo Shopping, administrado pela Aliansce Sonae em São Gonçalo, em parceria com o Instituto da Criança, que tem como principal objetivo estimular o hábito da leitura entre os pequenos.

A segunda etapa do projeto será uma ação de Natal e vai acontecer durante todo o mês de dezembro, com distribuição do livro ‘Fura Bolo’ – um convite para experiências familiares na cozinha – também assinado por Tatiana Kauss.

Foto: Lucas Alvarenga