Início > Esporte e Lazer > Container do Esporte deixa legado em São Gonçalo

Container do Esporte deixa legado em São Gonçalo

Compartilhe isso:


Publicado em:  08/09/2021

Crianças de 6 a 12 anos têm acesso às atividades esportivas adaptadas 

Em maio deste ano, o município de São Gonçalo foi contemplado com o projeto Container do Esporte, uma iniciativa desenvolvida pelo Instituto para o Desenvolvimento do Esporte e da Cultura (IDEC) em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, cujo objetivo era oferecer a crianças de 6 a 12 anos atividades esportivas através de cinco modalidades adaptadas. 

O Container ficou estacionado na cidade por dois meses, mas a iniciativa não foi passageira. Como legado, São Gonçalo adquiriu a capacitação da metodologia aplicada no programa a 20 profissionais de Educação Física, além de todo o material esportivo utilizado nas atividades, como redes, bolas, raquetes e uniformes. 

“A passagem do projeto Container do Esporte pela nossa cidade foi de grande valia. Além da capacitação dos profissionais e dos estagiários de Educação Física, pudemos implementar uma metodologia inovadora no município”, disse a secretária de Esporte e Lazer, Simone Monteiro.

Ao todo, são oferecidas cinco modalidades adaptadas, que são elas: minivôlei, miniatletismo, minitênis, minibadminton e minihandebol. A escolha dessas atividades foi pensada com a visão de difundir modalidades que não são oferecidas frequentemente nas escolas, além de dar a oportunidade para as crianças conhecerem esportes que não são tão comuns no convívio público. 

“Pessoalmente falando foi muito importante a passagem do Container pela cidade, pois fiquei ainda mais capacitada para aplicar a metodologia das aulas aos alunos. Mantemos todo o método utilizado durante a passagem do projeto. Para as crianças foi melhor ainda, pois muitas ficaram sem fazer atividades físicas durante a pandemia, o que é maléfico para a saúde. Manter o projeto é essencial para aspectos físicos e sociais, além da inclusão dessas crianças no universo esportivo”, afirmou a professora de Educação Física do projeto, Shirley Duarte.

A dona de casa Vanessa dos Santos, mãe do pequeno Davi dos Santos, de 9,  acredita que através do projeto crianças do município podem ter a oportunidade de ter acesso a diferentes modalidades esportivas de forma gratuita.

“Meu filho conta as horas para ir às aulas, ele gosta muito. Fiquei feliz pela continuidade das atividades porque muitas das modalidades meu filho nunca tinha tido acesso. Tem casos em que algumas crianças não gostam de futebol, que é um esporte mais comum nas aulas de educação física nas escolas, mas se identificam com o tênis, por exemplo. Dar acesso a diferentes tipos de modalidades esportivas é essencial para disseminar o esporte na vida dessas crianças. Acredito que vão sair muitos atletas desse projeto”, disse Vanessa. 

Atualmente, o projeto é realizado na quadra do Complexo Recreativo Cleber Ribeiro M. Filho, que fica ao lado do Centro de Tradições Nordestinas, em Neves, às terças e quintas, em dois horários, das 8h40 às 10h, e das 15h às 16h20. No entanto, as atividades serão estendidas também para o bairro de Itaúna. Elas acontecerão na Escola Municipal Pastor Haroldo Gomes. Os interessados podem ir até o local realizar as inscrições. 

Autor: Ascom
Foto: Lucas Alvarenga
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content