Início > Esporte e Lazer > Corrida e caminhada celebram aniversário de São Gonçalo

Corrida e caminhada celebram aniversário de São Gonçalo

Publicado em:  17/09/2023

Evento do Sest-Senat teve apoio da Prefeitura

Cerca de 800 pessoas participaram da corrida e caminhada em comemoração aos 133 anos de São Gonçalo e aos 30 anos do Sest-Senat. O percurso de quatro quilômetros teve a largada no Clube Mauá, seguiu até o Clube Tamoio e foi finalizado com o retorno para o ponto de partida. O primeiro a concluir a prova chegou com pouco mais de 13 minutos. Muitas famílias participaram juntas caminhando.

O evento teve o apoio da Prefeitura de São Gonçalo, através das Secretarias de Transportes e de Esporte e Lazer e da Guarda Municipal, que auxiliou o trânsito durante todo o trajeto.

O vice-prefeito Sergio Gevú esteve presente acompanhando os preparativos. “Todo mundo animado, feliz. É bonito ver a alegria de quem está aqui. Muitas famílias participando, pessoas com idade mais avançada. Isso é importante. Atividade física é vida. Não temos só atletas aqui, até as crianças vieram. É um incentivo para todos. E também um simples momento para curtir em família”, disse.

Os participantes chegaram cedo e já começaram a preparação. Uma equipe estava animando o público com dança e alongamento. O subsecretário de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo, major Felipe Assunção, e o deputado estadual Douglas Ruas estavam entre os corredores.

A esteticista Karine Salomão, de 33 anos, participou pela primeira vez de uma corrida.

“Eu nunca fui de praticar esporte. Por questões de saúde comecei a malhar há alguns meses e o pessoal da academia e meus clientes me incentivaram a vir. Como também é uma caminhada, e um trajeto curto, quero ver se consigo”, disse.

Já a diarista Cátia Silvério, de 30 anos, participa de corridas há cinco anos. Mas essa foi uma corrida especial. “Eu já corro há alguns anos. Meu marido sempre me incentivou, mas nunca participou. Hoje eu trouxe ele e nosso filho, de 10 anos. Vai ser muito especial poder ter os dois comigo nesse momento que eu amo”, contou.

A prática de atividade física faz bem em qualquer idade. E nunca é tarde para começar. É o caso do Adalberto Guimarães, de 57 anos, que começou a correr há um ano.

“Eu me aposentei há um ano e estava naquela vida de passear com a esposa, cuidar do neto. Um dia um amigo me chamou para uma caminhada. Dali, comecei a correr e descobri uma paixão. E, como eu moro em São Gonçalo, poder participar de uma corrida aqui é espetacular”, disse.

Durante todo o evento foi distribuído um kit de alimentação para os participantes, além de água e isotônico. Uma equipe de estudantes de Enfermagem da Universidade Salgado Oliveira (Universo) estava a postos para aferir a pressão.

Também estiveram presentes ao evento o secretario de governo, Fabio Araújo; o secretario de Esporte e Lazer, Bruno Porto; e o secretário de Transportes, Fabio Lemos.

Foto: Julio Diniz