Início > Coronavírus > Covid-19: índices permanecem zerados em São Gonçalo

Covid-19: índices permanecem zerados em São Gonçalo

Compartilhe isso:


Publicado em:  30/10/2022

Cidade segue na fase verde, que tem o risco de contaminação normal controlado    

Os índices que medem a contaminação do coronavírus estão sob controle em São Gonçalo. O município permanece na fase verde no covidímetro na semana 42/2022 – entre os dias 16 e 22 de outubro. Todos os índices que medem o coronavírus estão zerados, o que indica que o município está com o risco de contaminação pelo coronavírus normal controlado.

Na semana epidemiológica 42/2022, os indicadores apontaram 0% de ocupação de leitos de UTI adulto (0 ponto). A ocupação de leitos de enfermaria ficou em 0% (0 ponto). A variação de óbitos pelo coronavírus ficou com 0 (0 ponto). A variação de pacientes internados ficou em 0 (0 ponto). E, por último, a porcentagem dos casos da covid-19 notificados ficou em -100% (0 ponto).

Para ter a fase de risco determinada são avaliados os cinco indicadores: capacidade de leitos de UTI, capacidade de leitos de enfermaria, variação de óbitos por covid-19, variação de novos casos e variação de pacientes internados. Dependendo dos números do sistema municipal de saúde, o município vai contando pontos. Com o total, a cidade é colocada em uma fase.

São seis fases de avaliação da contaminação: verde (fase normal controlado, de 0 a 4 pontos), amarelo 1 (fase 1, de 5 a 9 pontos, baixo risco), amarelo 2 (fase 2, de 10 a 19 pontos, médio risco), laranja (fase 3, de 20 a 29 pontos, alto risco), vermelho 1 (fase 4, de 30 a 39 pontos, muito alto risco) e vermelho 2 (fase 5, mais de 40 pontos, risco extremo).  

A Semsa orienta que o gonçalense deve manter os hábitos de lavar as mãos ou higienizar com álcool em gel, além de manter o esquema vacinal em dia. Toda a população com mais de três anos pode ser vacinada contra o coronavírus. A quarta dose da vacina está disponível para todos os gonçalenses com mais de 18 anos que tenham mais de quatro meses de intervalo da terceira dose.  

A quinta dose está disponível para os imunossuprimidos com mais de 18 anos, incluindo gestantes e puérperas. E a quarta dose para os adolescentes entre 12 e 17 anos imunossuprimidos – incluindo gestantes e puérperas. As doses de reforço podem ser aplicadas após intervalo de quatro meses da dose anterior.

Autor: Ascom
Foto: Ascom
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content