Início > Saúde > Covidímetro: São Gonçalo permanece com baixo risco de contaminação

Covidímetro: São Gonçalo permanece com baixo risco de contaminação

Publicado em:  12/02/2021

Município alerta que medidas de prevenção devem ser mantidas pela população

São Gonçalo continua na fase 1 (amarelo 1 – risco baixo) de contaminação da covid-19. O levantamento dos indicadores da semana 05/2021, equivalente a semana de 31 de janeiro a 06 de fevereiro de 2021, aponta que a cidade obteve mais quatro pontos em relação à semana anterior (04/2021, equivalente ao período de 24 de janeiro a 30 de janeiro) na variação de pacientes internados e de óbitos, mas se mantém com risco baixo de contaminação pela quinta semana consecutiva.

A soma dos indicadores da semana 05/2021 é de 6 pontos, sendo 2 pontos de variação de óbitos por covid-19, que estava zerado na semana anterior; e outros quatro pontos na variação de pacientes internados, que na semana anterior de 04/2021, contabilizava dois pontos.

Para ter a fase de risco determinada são avaliados cinco indicadores, que são: capacidade de leitos de UTI, capacidade de leitos de enfermaria, variação de óbitos por covid-19, variação de novos casos e variação de pacientes internados. Dependendo dos números do sistema municipal de saúde, a cidade vai contando alguns pontos. Com o total, a cidade é colocada em uma fase. São cinco no total, sendo o amarelo 1 (fase 1) – o de risco mais baixo (variação de 0 a 9 pontos) e o vermelho escuro (fase 5) com maior risco de contaminação (com pontuação maior que 40).

Na semana 05/2021, os indicadores apontaram 41% de ocupação de leitos de UTI adulto. Na semana anterior, eram 50% (0 ponto); 28% de ocupação de leitos de enfermaria, na semana anterior eram 33% (0 ponto); 0,72 de variação de óbitos pelo Coronavírus (2 pontos), na semana anterior foi de 0,38 (0 ponto); 1,02 de variação de pacientes internados (4 pontos), na semana anterior foi de 0,8 (2 pontos); e -25% dos casos notificados na última semana comparada a semana anterior (0 ponto), na semana anterior foi de -37% (0 ponto).

É importante ressaltar que as avaliações de confirmação de óbitos sofrem alterações, diariamente, e que são referentes a datas retroativas devido ao processo de investigação da Vigilância Epidemiológica com base em resultados dos testes realizados pelos pacientes.

Embora os índices tenham melhorado, a doença ainda está circulando na cidade e é indispensável que a população continue com as medidas de prevenção, como manter o isolamento social, usar máscaras e manter as mãos limpas. Também vale lembrar que o município possui gestão apenas das unidades da rede municipal de saúde e que, por este motivo, a análise dos indicadores são referentes a estas unidades.

Foto: Divulgação / Ascom