Início > Desenvolvimento Social > CRAS Engenho Pequeno cria “Cantinho da Leitura”

CRAS Engenho Pequeno cria “Cantinho da Leitura”

Compartilhe isso:


Publicado em:  26/06/2017

Quem chega ao Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do bairro Engenho Pequeno, agora se depara com um novo espaço para leitura. Cadeiras, mesa, e uma estante com mais de 100 títulos de diferentes estilos e narrativas. O chamado “Cantinho da leitura” já atrai e estimula crianças, adolescentes e idosos, das mais de 200 famílias que são acompanhadas na unidade, que descobrem um mundo novo em cada página. Para estimular ainda mais o hábito da leitura, o CRAS recebeu a escritora gonçalense Yonara Costa, formada em Letras pela Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP) e mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é autora, dentre outros, dos livros “As minhas histórias de amor dos outros” e “Nua de verdade”.

“Quando eu era mais nova, minha mãe me perguntava porque eu estudava tanto. A gente sabe o quanto o senso comum diz que o lugar do pobre não é na universidade. Mas tive professores que me encorajavam a me dedicar naquilo que eu gostava e era boa. A gente precisa sonhar, e a leitura me deu essa capacidade de sonhar. A leitura transforma!”, disse a professora para um público de pouco mais de 30 pessoas, de diversas idades, que fazem parte das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do CRAS.

A autônoma Betânia Anselmo Tomas dos Santos, 48, durante a conversa relatou como sua filha, hoje com 28 anos e formada em publicidade, ingressou no mundo da leitura.

“Quando minha filha era bem pequena eu sempre lia para ela. Histórias de princesas, lia muitos livros. Foi algo que ela aprendeu a gostar e até hoje é assim”, disse a moradora do bairro e usuária do CRAS.

A coordenadora da unidade, Dirlane Medici, conta que os mais de 100 livros foram doados pela própria equipe técnica do CRAS. E o retorno positivo tem sido percebido por ela.

“Desde que criamos esse cantinho da leitura percebemos a importância e a riqueza do incentivo, o quanto ter um espaço como esse faz toda a diferença. A leitura oportuniza novas formas de pensar, novos caminhos e possibilidades. Ficamos felizes em poder contribuir para que eles possam construir novas realidades”, disse.

Autor: Thayná Valente
Foto: Lucas Alvarenga
Fonte: SMDS

Notícias relacionadas

Skip to content