Início > Assistência Social > Cras Itinerante leva serviços aos moradores do Jardim Catarina

Cras Itinerante leva serviços aos moradores do Jardim Catarina

Compartilhe isso:


Publicado em:  05/03/2022

Ação integrada entre secretarias foi realizada na manhã e tarde deste sábado

A Prefeitura de São Gonçalo, através de uma ação integrada entre secretarias, realizou na manhã deste sábado (5) mais uma edição do Cras Itinerante, no bairro Jardim Catarina, aproximando a população de serviços e direitos oferecidos ou intermediados pelo poder público.

Várias secretarias participaram da ação deste sábado, que contou com o trabalho dos servidores da Assistência Social, Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe), Habitação e Saúde e Defesa Civil. Pouco antes das portas do Cras do Jardim Catarina serem abertas à população, uma fila de moradores do bairro já se formava do lado de fora. Senhas foram distribuídas por equipes da Assistência Social para organizar os atendimentos realizados durante a ação.

A população local teve acesso a serviços de orientação jurídica, isenção para certidão de nascimento, casamento e 2ª via do RG, manicure, odontomóvel, corte de cabelo, manicure, aferição de pressão arterial, instrução sobre o programa Bolsa Família, sobre o combate à violência contra a mulher e verificação sobre o direito à tarifa social da Enel.

Atendimento aos moradores envolvidos em processos de desapropriação 

A edição deste sábado do Cras Itinerante contou com atendimento especializado da Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais aos moradores envolvidos nos processos de desapropriações de residências construídas sobre a antiga linha férrea que cortava o Jardim Catarina, área que futuramente será utilizada pelo corredor viário do MUVI (Mobilidade Urbana Verde Integrada).

A secretaria se aproximou dos moradores para entender as necessidades de cada pessoa e, de forma humanizada, realizar avaliações e negociações de valores sobre cada residência. Muitos moradores que não conseguiam ser atendidos durante a semana, devido aos seus horários de trabalho,

puderam ser orientados neste sábado, no Cras do Jardim Catarina.

“Muitas famílias já estão nos processos finais para pagamento da indenização, mas também existem as famílias que tivemos dificuldades em realizar contato, por conta do horário de trabalho ou por não estarem em casa durante a visita dos servidores da Semgipe. Para atender a esses moradores, realizamos esse atendimento no fim de semana. Entramos em contato e pedimos a cada um para comparecer ao Cras. Além dos moradores realizarem o processo de negociação, também tiveram oportunidade de ter acesso aos serviços ofertados hoje, através desse importante trabalho de integração entre as secretarias”, destacou Gabriela Bessa, subsecretária de Gestão integrada e Projetos Especiais.

A secretária de Habitação Priscilla Rocha deu suporte e realizou encaminhamentos aos moradores que buscavam informações sobre os procedimentos e requisitos para dar entrada no programa habitacional Casa Verde e Amarela .

Na parte da saúde, a equipe do Consultório na Rua (Cnar) levou aos moradores os testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite C, além da vacina contra hepatite B. Os moradores também puderam aferir a pressão arterial no local.

A equipe do odontomóvel realizou avaliações sobre saúde bucal, aplicação de flúor e encaminhamento a especialistas da rede municipal de saúde, em caso de necessidade, além da orientação sobre prevenção de cáries e escovação correta dos dentes.

Uma equipe do Colabore SG também esteve presente no local, apresentando o aplicativo Colab aos moradores. A ferramenta é uma plataforma digital gratuita para ser baixada em todos os dispositivos móveis, onde a população pode solicitar serviços da zeladoria urbana, fazer sugestões e avaliar os desempenhos da gestão municipal.

Através do aplicativo, os moradores também respondem a consultas públicas sobre intervenções programadas para a cidade. Os usuários do Colab ainda recebem informações do seu interesse, que são divulgadas dentro da plataforma, como vacinação, emergências climáticas, interdição de vias públicas, entre outras.

Quem compareceu ao Cras na manhã deste sábado também teve acesso a serviços de beleza, como manicure, pedicure  e corte de cabelo masculino e feminino.

“Estou adorando! Sempre que a prefeitura realiza esse evento, faço questão de comparecer. Depois que terminar de fazer minhas unhas, vou cortar o cabelo”, disse a costureira Maria de Fátima, de 69 anos de idade.

O trabalho de integração das secretarias para realizar o Cras Itinerante foi destacado pelo coordenador do Cidadania Itinerante, Mauro Faustino.

“ Esse é um evento da Prefeitura de São Gonçalo para levar qualidade de vida para nossa população, por isso é tão importante o envolvimento de cada uma das secretarias que estão trabalhando hoje”, disse.

Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content