Início > Educação > Crianças com deficiência assistem a espetáculo no Municipal de São Gonçalo

Crianças com deficiência assistem a espetáculo no Municipal de São Gonçalo

Publicado em:  19/09/2022

Atividade reforça importância da inclusão no Dia Nacional do Teatro Acessível

Em homenagem ao Dia Nacional do Teatro Acessível, a Secretaria de Educação de São Gonçalo promoveu, nesta segunda-feira (19), uma programação especial no Teatro Municipal George Savalla Gomes – Palhaço Carequinha, com a presença de alunos da rede municipal que possuem deficiência e seus responsáveis. No palco, espetáculos inclusivos de música, dança e teatro mostraram que o deficiente é capaz de se destacar em todas as áreas.

O evento também teve como objetivo provar que a pessoa com deficiência pode frequentar todos os espaços públicos e participar de atividades de lazer. A subsecretária de Ações Pedagógicas, Ticiane Vinhaes, celebrou o momento e exaltou os talentos apresentados.

“Quando se tem o apoio da família e da escola, todo mundo pode. Essa é a mensagem. Hoje, aqui, tivemos um momento de superação, todos saímos ganhando”, disse a subsecretária.

Emocionada com a apresentação do Coral Infantil Municipal de São Gonçalo, Danielle Ruiz não imaginava que seu filho, Miguel, de 7 anos, ficaria tão à vontade no palco. Ele é diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e, além de ser aluno da Escola Municipal José Manna Júnior, em Nova Cidade, também frequenta o Centro de Referência do Autista Marlene Felício Faria, no Centro.

“Desde o momento que ele entrou para o coral, na escola, ele se apaixonou. Sendo sincera, eu não acreditei que ele conseguiria fazer a apresentação hoje aqui sem correr ou ficar agitado, por ser um lugar novo e com muito ruído. Hoje ele me mostrou que está pronto, eu não sabia se chorava ou se filmava. Mesmo sendo mãe e conhecendo bem o meu filho, ele me surpreende o tempo todo”, afirmou Daniele.

Foto: Luiz Carvalho