Início > Cultura e Turismo > Cultura de São Gonçalo faz homenagem ao grafiteiro Pakato

Cultura de São Gonçalo faz homenagem ao grafiteiro Pakato

Publicado em:  20/03/2021

Paredes do Centro Cultural Joaquim Lavoura, o Lavourão, receberam desenhos em tributo ao artista

A Secretaria de Turismo e Cultura recebeu no Centro Cultural Joaquim Lavoura, na manhã deste sábado (20), um grupo de grafiteiros da cidade para realizar uma homenagem a Leonardo Conceição Pessanha, mais conhecido como Pakato, um dos principais grafiteiros de São Gonçalo, que morreu este ano em um acidente de trânsito.

“Fui procurado pelo grupo de grafiteiros para realizar um tributo ao Pakato para que ficasse eternizada sua história em São Gonçalo. Decidimos que o Lavourão era o local ideal para essa homenagem por ser um dos principais centros culturais da cidade. A secretaria deu toda a estrutura necessária para que os grafiteiros pudessem expor sua arte e posso afirmar que estamos à disposição dos artistas gonçalenses para futuros projetos”, disse o secretário de Turismo e Cultura, Lucas Muniz, que desde que assumiu a secretaria enfatiza a importância do diálogo com os artistas do município.

O prefeito Capitão Nelson esteve no local para acompanhar a homenagem prestada e se solidarizou com a família do grafiteiro que participou da homenagem.

“É importante valorizar e incentivar o trabalho dos artistas da cidade. Estamos alinhando um cronograma de revitalização dos viadutos que, em breve, receberão as artes dos principais grafiteiros de São Gonçalo”, afirmou o prefeito.

O deputado federal Altineu Côrtes também visitou o Lavourão durante a produção das artes e garantiu ao secretário Lucas Muniz que lutará por recursos para destinar à valorização da Cultura de São Gonçalo.

O grupo de grafiteiros presentes na homenagem afirmou que os desenhos deixados nas paredes do Lavourão representam as portas do céu se abrindo para o Pakato, onde ele chega rindo, brincando e fazendo sua arte. O trabalho dos artistas também representa o amor que o grafiteiro tinha pela natureza e destaca a figura de um rato, um dos personagens do Pakato, no céu, vivendo livre e pregando a paz e a união.

“O Pakato tinha uma representatividade muito grande na cena do grafite não somente em São Gonçalo como em todo o País, com uma técnica muito apurada. Ele era muito amigo de todos, com um coração muito puro. Nossa intenção é eternizar o legado do Pakato e mostrar sua história para os artistas que estão começando. Nossa homenagem reflete a superação do luto e a celebração da amizade”, disse o grafiteiro Dyego Xamp.

Pakato era tatuador e um dos principais grafiteiros de São Gonçalo. Desde os 10 anos, a arte esteve presente em sua vida, quando ficava por horas desenhando na escola, dando seus primeiros passos no grafite. Filho único, o artista era querido por muitos amigos, familiares e colegas de profissão. Pakato faleceu aos 41 anos, após acidente de trânsito em janeiro deste ano, deixando sua esposa e uma filha de 10 anos.

Foto: Renan Otto