Turismo e Cultura
São Gonçalo celebra o Dia Mundial do Rap com evento gratuito na Praça dos Ex-Combatentes
01/05/2025
Mural do Cidade Ilustrada está localizado no bairro da Mangueira
Nesta quinta-feira (03), a cidade de São Gonçalo ganhou mais um mural do projeto Cidade Ilustrada, desta vez homenageando a talentosa artista gonçalense Amanda Freitas, mais conhecida como Amanda Cabocla. A artista, falecida em 2023 após um trágico acidente, foi uma grande representante da arte urbana da cidade, e sua obra continua a inspirar e a influenciar o movimento de street art local.
O mural, localizado no bairro Mangueira, é uma homenagem póstuma à artista que se destacou por suas representações de figuras femininas, com um olhar atento para a conexão com culturas ancestrais. A curadoria é assinada por Marcelo Eco, também gonçalense e grande admirador da arte de Amanda, e a coordenação do projeto ficou a cargo de Raffael Pereira. O mural faz parte da série de homenagens do Cidade Ilustrada, que sempre envolve a participação ativa dos artistas locais, tornando cada obra única e representativa da cultura da cidade.
Emocionada, Débora Freitas, mãe de Amanda, expressou sua alegria ao ver o reconhecimento da arte de sua filha: “Eu adoro, é maravilhoso. Fico muito feliz de saber que as pessoas estão prestigiando, se preocupando em vir aqui dar uma satisfação até pra mim. Tem uns amigos meus que deixaram o trabalho para vir aqui prestigiar a minha artista. E, como diz o ditado, a arte não morre, e ela tá aí viva”, afirmou.
“Eu queria agradecer muito a presença de todo mundo que está aqui. Hoje, estou representando a secretaria e a Prefeitura. Para a gente, é um momento muito especial fazer essa homenagem por tudo o que Amanda representou para o município. São Gonçalo é um berço de artistas, e a Cabocla faz parte dessa história”, Julia Sobreira, secretária de Turismo e Cultura, destacou a importância da homenagem.
Amanda Cabocla, com suas obras vibrantes e cheias de identidade, deixou um legado inestimável. Seus murais, que muitas vezes traziam figuras com dreads, eram uma forma de afirmar suas raízes e a conexão com sua ancestralidade. Sua arte continua viva no coração da cidade e é agora celebrada em mais um mural do Cidade Ilustrada, que mantém a história da artista viva e acessível para todos.
Marcelo Eco, curador do projeto, ressalta a relevância da obra de Amanda para a cena artística local: “Sempre fomos muito fãs da Cabocla e da sua arte. Poder fazer esse painel e representar os personagens que ela criou é muito bacana. Cada artista foi responsável pela releitura dos desenhos dela, e o que sempre ficou claro em nossas conversas foi o quanto a ancestralidade e a feminilidade eram importantes para ela”.
O mural em homenagem a Amanda Cabocla foi feito pelos artistas do Cidade Ilustrada. Entre os que estão envolvidos na obra estão Leda Daguimar, Victor Barreto Araújo (Victor 32), Thiago Moreira da Silva (Trep), Gustavo Amaral (Gut) e Márcio Vieira (Mac). Eles destacaram a personalidade vibrante de Amanda e o legado que ela deixou no grafite local.
Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz
Notícias relacionadas
Mais Acessados