Início > Cultura e Turismo > Cultura gonçalense ganhará impulso do Governo do Estado

Cultura gonçalense ganhará impulso do Governo do Estado

Publicado em:  28/02/2019

A Prefeitura de São Gonçalo iniciou da melhor forma o diálogo com a Cultura do Governo estadual. Durante encontro entre os secretários municipais de São Gonçalo, Carlos Ney Ribeiro (Cultura e Turismo), e Evanildo Barreto (Desenvolvimento Econômico; Trabalho e Renda) e a subsecretária estadual de Projetos e Inovação, Valdineia Balthazar, no Centro do Rio, foram discutidos programas de fomento, incubadoras de projetos, suporte para captação de recursos com base nas leis de incentivo fiscal, possibilidades de parcerias, entre outros assuntos. São Gonçalo está no foco das ações da nova secretaria, agora intitulada como Cultura e Economia Criativa.

“A secretaria ganhou esse nome porque pensamos a Cultura de forma ampla, como um setor que pode, além de oferecer toda magia e conteúdo das artes para as pessoas, também alavancar a economia no Estado, gerar mais renda e emprego”, explica Valdineia Balthazar, responsável pelas inovações em âmbito estadual.

Para isso, a secretaria está passando por ampla reforma estrutural, logística e sobre a forma de pensar e organizar o setor, focando em três pontos: social, sustentável e acessibilidade.

Na opinião do prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci, “é preciso enxergar as novas oportunidades que vêm sendo criadas, diariamente, através da tecnologia, de novos produtos e invenções que surgem no mercado. E São Gonçalo tem participação muito importante nesse momento de mudanças no Estado do Rio”, define.

De acordo com a subsecretária Valdineia Balthazar, São Gonçalo está entre os núcleos (ou polos) escolhidos para a disseminação dessas novas ações, que incluem capacitar e orientar produtores culturais, dar suporte para a captação de recursos, enquadramento de projetos em editais – estaduais e federais – entre outras ações.

Na lista de inovações está determinada a descentralização das verbas de patrocínio provenientes do ICMS. Atualmente, cerca de 80% dos recursos são destinados a projetos da capital, Rio de Janeiro. “Estamos acabando com isso e tornando a distribuição mais justa entre os municípios”, garante a subsecretária.

“São Gonçalo possui um papel muito importante no cenário cultural do Estado do Rio. Temos excelentes artistas plásticos, circenses, alguns dos melhores grafiteiros do país, grandes dançarinos e bailarinos, atores e atrizes que se destacam mundo afora (e não é de hoje), músicos reconhecidos, animadores culturais. Enfim, é uma verdadeira fábrica de artistas, onde se criaram, por exemplo, o palhaço Carequinha (George Savalla Gomes) e o compositor e autor Altay Veloso”, destaca Carlos Ney.

Também presente na reunião, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico; Trabalho e Renda, Evanildo Barreto, fez um balanço positivo sobre as novas diretrizes das políticas públicas do Estado.

“Uma das informações que nos foi passada pela subsecretária (Valdineia) demonstra um caminho a ser seguido que tende muito a dar certo. Ela expôs que sua equipe vem se reunindo com empresários, de diferentes segmentos, para esclarecer e sensibilizar sobre a importância de diversificarem os patrocínios a projetos feitos com base na Lei do ICMS. Isso gera confiança e ajuda no entendimento entre as partes, possibilitando acordos com maior facilidade”, avalia Evanildo.

A advogada Letícia Signorelli e Márcia Fernandes, assessora técnica da Subsecretaria de Projetos e Inovação, também participaram da reunião. Um novo encontro para discutir os aparelhos, núcleos e afins, que São Gonçalo sediará dentro dessa reestruturação da pasta estadual, deve ser realizado na segunda quinzena de março.