Início > Cultura e Turismo > Cultura inicia pagamento de projetos contemplados na Paulo Gustavo

Cultura inicia pagamento de projetos contemplados na Paulo Gustavo

Compartilhe isso:


Publicado em:  10/04/2024

Mais de 300 propostas foram selecionadas em seis editais

A Secretaria de Turismo e Cultura da Prefeitura de São Gonçalo iniciou o pagamento dos projetos contemplados da Lei Paulo Gustavo. Dentre os beneficiados que já receberam os recursos, estão o Festival Literário de São Gonçalo e a Festa do Trabalhador de São Gonçalo, que será realizada no dia 1º de maio.

A Lei Paulo Gustavo em São Gonçalo operacionalizou cerca de R$ 7,5 milhões e, após o processo de seleção e recursos avaliados, selecionou mais de 300 projetos em seis editais: Na Tela Gonçalense, Cine SG, SG Audiovisual, Arte e Cultura, Prêmios Ativos Culturais e Todas as Artes Gonçalenses.

Em um processo amplo de escuta, Secretaria de Turismo e Cultura realizou oitivas com mais de 1.200 agentes, artistas, produtores e fazedores de cultura gonçalenses. Atendeu por meio de mentorias e oficinas mais de 300 agentes culturais, prestando atendimento ininterrupto presencial na secretaria durante todo o período de inscrições.

A secretária de Turismo e Cultura, Julia Sobreira, destacou a importância da Lei Paulo Gustavo para o incremento da cultura gonçalense.

“Os editais provenientes da Lei Paulo Gustavo foram o maior aporte de recursos já realizado na Cultura do município. Poder ver esses projetos ganhando vida, ocupando espaços e alcançando os cidadãos gonçalenses é motivo de muita alegria”, afirmou.

Um dos contemplados no Edital 06 – “Todas as Artes Gonçalenses”, na categoria A – Festas e Festivais – foi o Festival Literário de São Gonçalo (Flisgo), criado com a ideia de promover a literatura e a cultura na região, além de incentivar a leitura e a produção literária, que chega à sexta edição. Por falta de incentivo financeiro, a quinta edição, realizada no ano passado, precisou ser realizada de forma online.  

“O Flisgo é o único festival literário vinculado à história, identidade e território de São Gonçalo, considerado um dos maiores do Leste Fluminense que desenvolve atividades culturais e descentralizadas nas bases. Ter o projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo é a garantia de darmos continuidade na promoção de ações por políticas públicas que promovam acesso a bens culturais na cidade”, disse o organizador Alberto Rodrigues.

Já com data marcada, o outro projeto que já recebeu recursos é a Festa do Trabalhador de São Gonçalo. O evento acontece no dia 1º de maio, no Clube Mauá, reunindo os grupos Tá na Mente e Pagode do Adame, além do cantor Suel. A entrada é franca.

Novas oportunidades – Os artistas não selecionados terão novas oportunidades para que seus projetos sejam viabilizados por meio de incentivos culturais, como a Lei Aldir Blanc, que em breve terá novo edital aberto para a cidade de São Gonçalo.

Para saber tudo sobre a Lei Paulo Gustavo de São Gonçalo, basta acessar o site exclusivo da Lei: https://www.saogoncalo.rj.gov.br/leipaulogustavo/

Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz

Notícias relacionadas

Skip to content