Início > Cultura e Turismo > “Cultura Presente nas Redes 2” apresenta edital em São Gonçalo

“Cultura Presente nas Redes 2” apresenta edital em São Gonçalo

Publicado em:  19/08/2021

Projeto do governo estadual irá prestigiar artistas locais

São Gonçalo sediou a apresentação do edital “Cultura Presente nas Redes 2”, do governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, que visa financiar projetos culturais on-line, nos diferentes segmentos da cultura. Ao todo, 3 mil fazedores de cultura de todo o Estado serão beneficiados. O Leste Fluminense terá o total de 359 vagas. São Gonçalo, segunda maior cidade do estado, terá 187 premiados. As inscrições para o edital serão abertas na próxima segunda-feira (23).

A apresentação ocorreu na manhã desta quinta-feira (19), no Clube Tamoio, onde o prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson, e o secretário de Turismo e Cultura, Lucas Muniz, receberam a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, para a exposição do edital aos artistas do município.

“Costumo dizer que São Gonçalo é um grande celeiro de artistas e temos que valorizá-los através de oportunidades para que eles consigam se manter. É um orgulho muito grande receber esse evento na nossa cidade. Agradeço ao governador Cláudio Castro e à secretária Danielle Barros pela parceria com o município de São Gonçalo”, afirmou o prefeito Capitão Nelson.

“Estamos trabalhando para valorizar o trabalho do artista gonçalense e temos o aval do prefeito Capitão Nelson. Sabemos que esse edital do governo do Estado é de grande importância para os fazedores de cultura do nosso município. Quero reafirmar que a Secretaria de Turismo e Cultura está de portas abertas para todos”, disse o secretário Lucas Muniz.

O edital foi elaborado para garantir a liberdade criativa e total autonomia do proponente para a realização de seus projetos.

“São Gonçalo é uma região muito importante para o setor da cultura e queremos que esses artistas sejam motivados. A todo momento, o governador nos impulsiona para olhar para todos os cantos do Estado do Rio. Todo cidadão fluminense merece o respeito e o trabalho do Governo do Estado do Rio de Janeiro. E sabemos que, quando a gente permite que o artista tenha oportunidade de trabalho e renda, ele produz. O Cultura Presente nas Redes 2 vai poder cumprir o papel de permitir que esses artistas sejam financiados”, declarou Danielle Barros.

Durante o encontro, o secretário de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Douglas Ruas, destacou as iniciativas da Prefeitura destinadas ao setor cultural.

“Desde o início da gestão do Capitão Nelson temos olhado e lutado pela valorização da cultura da nossa cidade. Estamos trabalhando para que, seguindo todas as medidas de prevenção ao coronavírus, consigamos reabrir nossos equipamentos culturais, além da recuperação dos espaços públicos, como foi pedido pelo secretário Lucas Muniz, para que os artistas possam trabalhar com organização e segurança. Agradecemos ao governador Cláudio Castro pelos recursos destinados ao município de São Gonçalo, pois quem ganha é a população”, destacou o secretário.

O “Cultura Presente nas Redes 2” é destinado a fazedores de cultura, artistas e técnicos para desenvolvimento de ações on-line a partir de suas residências. O investimento do edital é de cerca de R$ 7,5 milhões para premiação de 3 mil agentes de cultura.

O edital tem como categoria única a premiação de R$ 2,5 mil para cada artista, com prazo para a execução do projeto de 120 dias após a publicação no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.

Também estiveram presentes na apresentação do edital o deputado federal Aureo Ribeiro; e os secretários de cultura de Tanguá, Reginaldo Serrano; de Rio Bonito, Janderson Muniz; e de Itaboraí, Roberto Costa.

Durante o evento, houve a apresentação da Companhia Compasso Studio Alternativo de Dança e dos bailarinos gonçalenses Daniel Rangel e Thayrine Mesquita, do Grupo Metaphoras.

Foto: Lucas Alvarenga/Renan Otto