Início > Guarda Municipal > Curso capacita guardas de São Gonçalo

Curso capacita guardas de São Gonçalo

Publicado em:  22/01/2018

A prática de primeiros socorros é uma das etapas mais importantes no resgate em casos de acidentes. Pensando nisso, a Guarda Municipal está promovendo curso de capacitação para os agentes da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e Ronda Escolar. Na última sexta-feira (19), os alunos receberam aula prática, na Rua Jaime Figueiredo, conhecida como Rua da caminhada, no Camarão, com a instrução do professor Bruno Alcântara, do Grupo de Ação e Resgate (GAR).

O treinamento de primeiros socorros visa, principalmente, os acidentes de trânsito. Além de guardas de São Gonçalo, o curso de formação continuada está recebendo alunos de Cachoeiras de Macacu e Rio de Janeiro. O comandante da GM de São Gonçalo, Carlos Machado, explica a importância da ação.

“Os guardas estão sendo capacitados para cercarem o local, imobilizarem a vítima e liberarem o acesso aos carros de resgate. Este pronto atendimento até a chegada dos bombeiros é essencial para podermos salvar vidas”, ressaltou Machado, acompanhado pela guarda de São Gonçalo e coordenadora do curso, Andrea Maria Silva.

A ação chamou a atenção das pessoas que passavam pelo local. Muitas se interessaram e pararam para observar. Foi o caso de Nilda Maria Nascimento, 73 anos, aposentada e moradora do Camarão.

“Isso é ótimo porque eles vão estar preparados para atender a população. Com isso, o prefeito mostra que está pensando em todos. Gostei muito desta iniciativa”, revelou.

O curso

As aulas tiveram início na última segunda (15) e terminam nesta sexta-feira (26). Ao final, os guardas estarão capacitados em legislação no trânsito, uso e abuso de substâncias psicoativas, legislação em segurança pública, primeiros socorros, direito administrativo e penal, estatuto da criança e adolescência e estatuto do idoso.

Autor: Aaron Cesar
Foto: Girley Oliveira