Início > Meio Ambiente > Curso de jardinagem com noção de paisagismo

Curso de jardinagem com noção de paisagismo

Publicado em:  24/07/2018

O Portal da Ecologia, projeto concebido pelo professor ambientalista e paisagista Lauro Nobre, através da Secretaria de Educação, está oferecendo curso de jardinagem com noção de paisagismo. Realizado às terças e quintas-feiras, das 14 às 16h, o módulo é composto por 16 aulas e se baseia em conteúdos relacionados aos setores social,

ambiental e econômico. Interessados neste e em outros cursos devem procurar a sede do Portal da Ecologia, que fica no Barro Vermelho.

A programação prática e teórica inclui visitas a áreas de verdes, como sítios e fazendas, e abrange noções sobre definição de conceito de jardim; fisiologia vegetal; as famílias das plantas e seus gêneros; irrigação do solo e suas características; umidade relativa do ar; aspecto climático; realização de projetos e implantação de jardins. Temas ligados à noções básicas sobre botânica, elementos fundamentais para o paisagista.

De acordo com o coordenador do Portal da Ecologia, Lauro Nobre, o principal objetivo do curso é formar alunos multiplicadores, que passem o aprendizado adiante, de forma que contribuam para melhorias nos espaços urbanos nos quais vivem. Uma oportunidade de melhorar o ambiente e ainda atuar profissionalmente.

“O curso também destaca que o meio ambiente é vida. Que as árvores e massas verdes são filtros de ar e precisamos, cada vez mais, pensar globalmente a preservação do nosso eco sistema, para uma melhor qualidade de vida no planeta. E todos nós temos que fazer nossa parte para garantir o futuro”, ressalta Lauro.

Conhecendo o Portal da Ecologia – Um espaço criado para abrigar todas as formas e projetos sobre políticas ambientais. Direcionado para alunos do Ensino Fundamental até a universidade, serve de espaço para fazer ecoar e ampliar a discussão sobre a importância de preservação do eco sistema do planeta.

Integra o hall de projetos da Secretaria de Educação de São Gonçalo, apresentando práticas de educação ambiental e promovendo ações voltadas para a formação do entendimento sobre o tema: sensibilização e contato com a natureza, a importância de lidar com a terra e respeitar o meio ambiente.

O Portal é composto por uma biblioteca ambiental para estudantes, professores e comunidade, oferecendo um espaço que visa estimular processos de reflexão e revisão de valores, hábitos e atitudes.

Outros cursos – Fotografia digital com olhar no meio ambiente; Artesanato com papel reciclado; Horta orgânica; Reprodução de árvores.

O Portal da Ecologia fica na Avenida Lúcio Thomé Feteira, s/n, ao lado da Escola Municipal Joaquim Lavoura, Barro Vermelho. Mais informações pelos telefones 98736-4981 (Lauro Nobre) e 99807-6353 (Marcos Dias).

Foto: Jonas Guimarães