Saúde e Defesa Civil
Novo hospital municipal de São Gonçalo terá 160 leitos e três centros cirúrgicos
14/07/2025
Visita técnica à Estação de Tratamento de Água (ETA) do Laranjal aconteceu nesta segunda-feira
Na manhã desta segunda-feira (14), a Defesa Civil de São Gonçalo realizou uma visita técnica à Estação de Tratamento de Água do Laranjal, da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae). A atividade externa teve como intuito conhecer o sistema de abastecimento de água Imunana-Laranjal e a estrutura hídrica da cidade, além de obter uma integração entre os órgãos.
O Sistema Imunana-Laranjal é composto pelo Canal de Imunana, que capta e leva a água dos rios Guapiaçu e Macacu até a elevatória de água bruta. A água é então bombeada até a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Laranjal e, após o tratamento, é enviada para as concessionárias, que levam a água para os consumidores finais. O sistema é fundamental para o abastecimento de água de uma população de cerca de 1,5 milhão de habitantes.
O subsecretário da Defesa Civil, major Felipe Assumpção, afirmou estar satisfeito com todo o conhecimento que a equipe recebeu durante a visita.
“A Cedae tem uma história muito expressiva dentro de São Gonçalo e vimos que a produção de água tratada continua. Hoje, a nossa integração ocorreu de forma muito satisfatória e, ao mesmo tempo, os nossos agentes conseguiram entender todo esse sistema, de forma didática. Assim, temos uma visão mais ampla e precisa sobre como chega água na casa dos gonçalenses,” declarou.
Para iniciar a visita, foi realizada uma palestra ministrada pela química Ana Claudia Cruz, chefe de Coordenação de Tratamento, que explicou, de forma minuciosa, cada etapa do tratamento da água até torná-la apropriada para o uso da população. Em seguida, a equipe da Defesa Civil foi conduzida aos locais onde ocorrem cada processo da água que chega dos rios.
“Ficamos muito felizes em recebê-los e é importante dizer que parte do trabalho aqui na Cedae visa conscientizar sobre as nossas ações em relação ao meio ambiente. E, além de vocês, nós recebemos diversas escolas e outras instituições para conhecer o sistema e todos os projetos que realizamos”, afirmou o agente de saneamento, Carlos Henrique Parente.
Autor: Ascom
Foto: Fabio Guimarães
Notícias relacionadas
Mais Acessados