Início > Defesa Civil > Defesa Civil de São Gonçalo realiza instruções em Pontos de Apoio

Defesa Civil de São Gonçalo realiza instruções em Pontos de Apoio

Compartilhe isso:


Publicado em:  02/07/2021

Locais abrigam moradores de áreas de risco em caso de chuvas fortes e acionamentos das sirenes

Agentes da Defesa Civil de São Gonçalo iniciaram, na última quarta-feira (30), uma série de instruções nas escolas que funcionam como Pontos de Apoio. Os locais são pontos estratégicos, sinalizados pela Defesa Civil, para onde os moradores de áreas de risco devem se dirigir em caso de chuvas fortes e acionamentos das sirenes.

A reunião aconteceu na Escola Municipal Professor Evadyr Molina e na Umei Margarida Maria Garcia de Araújo, no bairro Venda da Cruz, reforçando a integração entre a Secretaria Municipal de Educação e a Defesa Civil na minimização do risco de desastres no município.

Durante as instruções, o Departamento de Minimização abordou protocolos para a abertura dos pontos de apoio nos casos de chuvas fortes, quando a situação exigir a mobilização dos moradores em áreas de risco a desastres para locais seguros. A Defesa Civil de São Gonçalo realizou, ainda, a Instrução no Cras do Engenho Pequeno, que igualmente funciona como Ponto de Apoio.

É possível encontrar os pontos de apoio nos seguintes bairros: Arsenal, Barro Vermelho, Boa Vista, Covanca, Engenho Pequeno, Gradim, Itaúna, Laranjal, Lindo Parque, Mutuaguaçu, Nova Grécia, Novo México, Patronato, Porto Novo, Sete Pontes, Tenente Jardim, Venda da Cruz e Zumbi.

Quando a sirene emite o aviso de mobilização, significa que há o risco de deslizamento. Assim, o morador deve ficar atento, pois ao ouvir a sirene, sua ação deve ser automática: reunir a família, pegar o kit de emergência e ir ao ponto de apoio.

Esse trabalho de prevenção reforça a importância do Sistema de Alerta e Alarme para minimizar os riscos de desastres. As sirenes são ferramentas de prevenção, que possibilitam que os moradores de áreas de risco sejam avisados com rapidez sobre a urgente necessidade de sair de casa e ir a um local seguro.

Autor: Ascom
Foto: Divulgação
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content