Início > Saúde > Defesa Civil de São Gonçalo recebe aulas do Núcleo de Capacitação

Defesa Civil de São Gonçalo recebe aulas do Núcleo de Capacitação

Publicado em:  23/03/2021

Começaram nesta terça-feira (23) as aulas do Núcleo de Capacitação de Defesa Civil, em parceria com a Escola de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro (EsDEC), que está sendo realizado na sede da Subsecretaria de Defesa Civil de São Gonçalo. Os cursos serão transmitidos de forma virtual para todos os municípios do Estado do Rio de Janeiro até o dia 8 de abril.

“O núcleo de capacitação é resultado da integração entre a Prefeitura de São Gonçalo e a Secretaria Estadual de Defesa Civil. Estamos honrados em sediar o curso, que já está sendo transmitido, de forma on-line, para os 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro. Mesmo durante a pandemia, estamos possibilitando que todos os profissionais da Defesa Civil possam se preparar, atualizar e capacitar, e que estejam prontos para agir em qualquer adversidade”, disse o subsecretário, Coronel Fernando Rodrigues.

O curso vai abordar a estruturação, planejamento e aspectos legais da Defesa Civil.

“A orientação do curso é para que o agente de Defesa Civil olhe seu município como um todo, ou seja, que ele tente visualizar todas as possibilidades de desastre que podem ocorrer de acordo com a instituição normativa nº 36. A questão do desastre biológico, por exemplo, é uma questão que vai ser abordada durante o curso, questão que tem grande importância por conta do momento de pandemia que estamos vivenciando. Tudo isso é feito para cuidar melhor da nossa sociedade enquanto multiplicador dos conhecimentos de Defesa Civil, cuidando da coletividade”, disse o tenente instrutor da EsDEC, Alexandre Fernandes.

O curso ocorrerá em ambiente virtual às terças e quintas-feiras.

Foto: Lucas Alvarenga