Início > Defesa Civil > Defesa Civil de São Gonçalo recebe III workshop da região metropolitana

Defesa Civil de São Gonçalo recebe III workshop da região metropolitana

Publicado em:  29/05/2019

Com o objetivo de fortalecer a rede de trabalho e alinhar as ações de proteção, a Defesa Civil do Governo do Estado do Rio, em parceria com a Defesa Civil de São Gonçalo, realiza na próxima quarta-feira (5) o III workshop da regional Metropolitana com gestores municipais de defesa civil. Voltado para os profissionais da defesa civil de toda a região metropolitana do Rio, e para os demais profissionais da rede que atuam em situações de calamidade públicas. A programação terá início às 13h e contará com palestras, debates e rodas de conversa. As inscrições são gratuitas.

De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil metropolitana, Tenente Coronel Bombeiro Militar, Anthony, o objetivo é unificar as ações de proteção, prevenção e atuação em situações de desastres.

“Essa ação tem o objetivo de fortalecer e unificar a rede. Poder ouvir os profissionais, trocar experiências e sistematizar as ações, vai permitir que o nosso trabalho de cuidado seja feito de forma ainda mais eficaz e objetiva”, destacou.

Em São Gonçalo, além dos funcionários efetivos , hoje a Defesa Civil conta com mais de 300 voluntários que auxiliam no acionamento de sirenes, evacuação de locais de risco e condução da população para os pontos seguros de acolhimento. A proposta do workshop é , para além do encontro da rede de profissionais que atuam em situações de calamidade, também discutir e aprimorar o uso da ferramenta SIGRE (Sistema de Gerenciamento de Recursos e eventos), que facilitará ao gestor municipal o cadastro e o georreferenciamento de agências, recursos, áreas de risco e estruturas em risco , mantendo um cadastro de informações fundamentais , sobretudo para respostas às demandas da rede de articulação que atua junto a Defesa Civil em ações de calamidade pública. São elas: Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SAMU, secretaria de Desenvolvimento Social, Guarda Municipal, dentre outros.

“Um ponto fundamental desse encontro é a possibilidade de pensar e propôr articulações entre os profissionais da defesa civil e os demais agentes aquele atuam na rede, entendendo a importância de levantarmos dados para construir juntos um panorama após as situações de calamidade. Só assim poderemos construir práticas efetivas na prevenção e na redução das vulnerabilidades”, afirmou o subsecretário da Defesa Civil de São Gonçalo, Antônio Haag.

Para mais informações basta enviar um e-mail para para metropolitanaredec@gmail.com ou uma mensagem para o whatsapp (21) 98596-9759.

Serviço:

Shopping São Gonçalo
Avenida São Gonçalo, 100, Boa Vista
(Auditório da secretaria municipal de Saúde e da Defesa Civil)

Programação:

13:00h – Credenciamento e Inscrições;

13:15h – Abertura do Workshop;

13:30h – Capacitação e utilização do Sistema de Gerenciamento de Recursos e Eventos;

14:15h – Ações Conjuntas de Resposta a Desastres, interação entre Defesa Civil, Bombeiros Militares, Serviço Social e demais agentes de resposta;

15:45h – Levantamentos de dados para Logísticas e Informações de Desastre em ações de resposta a Desastres;

16:30h – Debate dos temas propostos;

17:00h – Encerramento

Inscrições em: http://preserve.rio.br/2019/05/27/iii-workshop-redec-metropolitana/

Autor: Thayná Valente