Início > Defesa Civil > Defesa Civil de São Gonçalo vai integrar Alerta Metropolitano

Defesa Civil de São Gonçalo vai integrar Alerta Metropolitano

Publicado em:  02/05/2024

Novo sistema de monitoramento do governo estadual reúne 22 municípios

A Defesa Civil de São Gonçalo recebeu, nesta quinta-feira (2), membros do Instituto Rio Metrópole, do Governo do Estado do Rio. São Gonçalo está entre os 22 municípios que estão recebendo a visita do grupo e o município será um dos que fará parte do Alerta Metropolitano, um sistema de monitoramento de desastres naturais que será implementado na Região Metropolitana do Rio.

O objetivo desse primeiro encontro foi um bate-papo no qual o Instituto buscou conhecer mais sobre os equipamentos e a atuação da Defesa Civil do município e esta, por sua vez, pôde conhecer mais sobre o Alerta Metropolitano.

Com o novo projeto, que ainda não possui data para ser implementado, diversas plataformas de monitoramento, como o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e Instituto Nacional de Meteorologia, serão integradas e atuarão juntas. Além disso, o novo sistema irá operar modelos nacionais e internacionais. Com o novo projeto, o monitoramento será reforçado, assim como a rede de sensores em toda a Região Metropolitana.

Os principais benefícios esperados do projeto são detectar de forma integrada e precocemente a ocorrência de desastres naturais e aumentar a área de cobertura de rede de sensores. Assim, os órgãos governamentais poderão planejar e implementar medidas de gestão de risco de forma mais eficaz. Os dados coletados também poderão ajudar no planejamento urbano e no desenvolvimento de políticas para tornar as cidades mais resilientes a desastres naturais.

Participaram da reunião o major Felipe Assunção, subsecretário de Defesa Civil (junto com o geólogo da pasta e dois membros do Setor de Redução de Risco de Desastre); o coordenador da Diretoria de Desenvolvimento Metropolitano Integrado do Instituto Rio Metrópole, Adriano Lira; e a coordenadora do projeto Alerta Metropolitano, Clara Schreimer.

“Os membros do Instituto Rio Metrópole buscam fazer uma visita técnica em cada município para trabalhar essa visão de Região Metropolitana. Com isso, eles pretendem criar uma plataforma de trabalho no qual cada município terá acesso e poderá utilizar na sua esfera de Defesa Civil, de prevenção de riscos de desastres. A visita hoje foi muito positiva, pois conseguimos entender os objetivos e metas do Instituto Rio Metrópole e contribuir com as informações que eles precisavam para o projeto, fazendo apontamentos da estrutura que já temos consolidada em São Gonçalo”, afirmou o major Felipe.

O subsecretário de Defesa Civil destacou, ainda, que cada ponto de mapeamento e estratégia de redução de risco ocasionam um atendimento melhor ao munícipe e faz com que a possibilidade de perda de vidas cada vez mais se reduza.

Novas reuniões também serão feitas entre o município e os membros do Instituto Rio Metrópole para trocas de informações.

Foto: Ascom