Início > Defesa Civil > Defesa Civil do Futuro nas escolas de São Gonçalo

Defesa Civil do Futuro nas escolas de São Gonçalo

Publicado em:  09/08/2022

Projeto leva cultura de prevenção de riscos à rede municipal

Continuando o trabalho da Defesa Civil em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, nesta terça-feira (9), foi iniciado o projeto Defesa Civil do Futuro na Escola Municipal Joaquim Lavoura, no Barro Vermelho. Esta é a terceira escola que recebe o projeto e, desta vez, foi incluído um diferencial: a inclusão. O objetivo é adaptar as atividades e o material didático para que todos os alunos, com deficiência ou não, tenham pleno entendimento do conteúdo.

“O projeto, com a inclusão, visa proporcionar o aprendizado de todos de maneira igualitária, sem separar o aluno deficiente do convívio e aprendizado dos demais alunos. Isso permite que o aluno PCD se desenvolva como parte integrante, tornando-o inserido nas atividades”, afirmou o coordenador do Defesa Civil do Futuro, Ricardo do Vale.

Nesta parceria, a Secretaria Municipal de Educação disponibiliza um profissional qualificado que, identificando as diferentes necessidades, fornece o suporte necessário para os profissionais de Apoio Especializado presentes nas unidades, formando assim o ‘Defesa Civil Inclusiva’. Na ocasião, a pedagoga Lilia Miossi, da Coordenação de Educação Inclusiva, ajudou a conduzir a turma, que contava com um aluno autista.

“A linguagem nem sempre chegava até os alunos com deficiência, então, a Defesa Civil entrou em contato para pedir que a gente participasse, para adaptar essa linguagem para que todos entendessem. A Coordenação de Educação Inclusiva está apoiando e fazendo com que o aluno deficiente, dentro de suas limitações, participe da parte prática e entenda a parte teórica”, contou a pedagoga.

O projeto Defesa Civil do Futuro vai até as escolas para promover uma cultura de prevenção e percepção de risco, desenvolvendo uma sociedade mais consciente no futuro. Para o aluno Nayan Brito, de 9 anos, o projeto acrescentou muito. Ele ouviu atentamente a explicação e depois participou de um jogo interativo de perguntas e respostas, onde ficou em primeiro lugar.

“Gostei da parte que eles explicam que não pode jogar lixo no rio, porque ainda tem muita gente que não sabe. Foi muito legal participar do jogo, e ficar em primeiro lugar foi melhor ainda! Eu acertei praticamente todas as perguntas que eles fizeram, já estou ansioso para a aula da semana que vem”, disse o aluno.

Foto: Fábio Guimarães