Início > Defesa Civil > Defesa Civil e Conservação atuam em SG durante as chuvas

Defesa Civil e Conservação atuam em SG durante as chuvas

Publicado em:  23/03/2024

Serviços foram reforçados neste fim de semana

Equipes da Subsecretaria de Defesa Civil e da Secretaria de Conservação da Prefeitura de São Gonçalo estão nas ruas do município, neste sábado (23), atendendo as demandas da população após as fortes chuvas da última sexta-feira (22). Segundo os indíces pluviométricos, o bairro do Boa Vista foi o mais atingido em volume de chuvas, com registro de 110 milímetros.

Até o início da tarde deste sábado, a Defesa Civil atendeu a 11 ocorrências, incluindo quedas de muros, queda de árvore, retirada de morador acamado de local inundado, imóveis que desabaram e outros. Eles atuaram em bairros como Boaçu, Trindade, Engenho Pequeno, Mutuá, Santa Izabel e outros.

O major Felipe Assunção, subsecretário de Defesa Civil, explicou que as equipes estão atuando ininterruptamente desde o início da semana, antes de as chuvas atingirem o município. Apesar das ocorrências, não houve registro de vítimas. As sirenes do município também não foram acionadas.

“Sabíamos que haveria um índice pluviométrico expressivo, mas o município de São Gonçalo estava preparado para as chuvas. Tivemos onze ocorrências e nenhuma delas teve vítimas, graças a Deus. Estamos em contato direto também com o Corpo de Bombeiros e estamos, de forma ininterrupta, fazendo o monitoramento dos núcleos de chuva e atendendo à população através do 199. A população deve saber que a preocupação com o índice pluviométrico elevado já passou, mas ainda existe uma previsão de chuva volumosa. Seguimos, no momento, em estágio de atenção no município. Pedimos que as pessoas se mantenham informadas pelo site da Prefeitura e pelo Instagram @defesacivil_saogoncalorj. Quem precisar de ajuda, pode entrar em contato conosco pelo 199 e quem ainda não recebe o SMS da Defesa Civil deve enviar o seu CEP por mensagem de texto para o número 40199”, orientou.

Uma das pessoas atingidas pelo temporal foi o garçom Mauro Adriano. Ele contou que o muro de sua casa caiu com as chuvas e ele acionou imediatamente a Defesa Civil, que prestou todo o suporte necessário.

“Eu não estava em casa, minha esposa que me ligou e viu que o muro caiu por causa de uma parte de terra que cedeu. Imediatamente, eu acionei a Prefeitura pela Defesa Civil e as equipes vieram rapidamente, dando o certificado de risco. Agora, as equipes estão atuando na limpeza aqui do local”, afirmou ele, que mora no local há 10 anos e nunca passou por situações do tipo.

Secretaria de Conservação – As equipes do Departamento de Conservação e Obras (DCO) e do Departamento de Parques e Jardins, ambos da Secretaria de Conservação da Prefeitura de São Gonçalo, também atuam nas ruas do município. As equipes estão em bairros como Porto Velho, Boa Vista, Neves, Colubandê, Parada 40, Colubandê, Santa Catarina e outros.

Nos locais, as equipes estão retirando lama, lixo, árvores e galhos que caíram durante as chuvas.

O secretário de Conservação, Edson Leal, destacou a importância da atuação das equipes para o município após as chuvas.

“As equipes de Conservação estão atuando, através dos DCOs e das equipes de Parques e Jardins, em todo o município. Ao todo, nesta manhã de sábado (23), atendemos 16 ocorrências, realizando a limpeza, a desobstrução das vias pluviais e a retirada de árvores que caíram durante as chuvas que assolaram o município. Esse trabalho já é feito de forma contínua todos os dias no município, mas as equipes foram reforçadas neste sábado após as intensas chuvas”, disse.

Foto: Julio Diniz