Início > Defesa Civil > Defesa Civil estrutura plano de ação para situações de emergência climática

Defesa Civil estrutura plano de ação para situações de emergência climática

Compartilhe isso:


Publicado em:  21/10/2025

Workshop define responsabilidades do Plano de Contingência de São Gonçalo

A Subsecretaria de Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo realizou, nesta manhã de terça-feira (21), um workshop para a entrega do plano de ação às secretarias municipais e agências externas. O evento aconteceu no Teatro Municipal. O plano de ação mostra o passo a passo da execução das responsabilidades de cada agência (externa ou interna) previstas na Matriz de Responsabilidade do Plano de Contingência em casos de chuvas intensas no município.

No plano de Ação, as agências envolvidas no Plano de Contingência informam como vão executar as ações, focando na preparação e no trabalho de prevenção em casos de emergência.

O evento contou com a presença do prefeito Capitão Nelson e do vice-prefeito João Ventura, além do secretário de Saúde, Gabriel Mello. Eles participaram da mesa de abertura juntamente com Marcos Vieira, da Coordenação Regional de Defesa Civil da Região Metropolitana (REDEC 3), e do major Felipe Assumpção, subsecretário da Defesa Civil.

O prefeito Capitão Nelson destacou a importância da iniciativa, lembrando que enfrentou muitas dificuldades no início de seu primeiro mandato, justamente porque não havia nenhum plano elaborado que pudesse orientar a ação das equipes durante períodos de chuvas extremas.

“Semana passada lançamos o Observatório Fortalece São Gonçalo aqui mesmo no Teatro e essa semana estamos aqui distribuindo esse Plano de Ação para as agências externas e internas. No passado, nunca foi feito nada parecido. No início da minha gestão, não havia nada escrito, nada que pudesse ser acessado, fomos descobrindo no cotidiano. Hoje, tanto esse Plano de Ação quanto o Observatório são legados para o futuro. Eventos como esses são muito importantes e destacam a integração entre as secretarias da Prefeitura e com as agências externas. Agora, sabemos como agir em casos de desastres, com cada um entendendo o que e como vai atuar diante das mudanças climáticas”, destacou o prefeito Capitão Nelson.

As agências receberam o plano e depois elas vão dar um feedback para a Defesa Civil sobre o que está determinado no documento, indicando se pode haver melhorias. Vale destacar que as ações descritas já foram discutidas em reuniões anteriores com as agências.

Ainda durante o evento, o superintendente de Operação da Secretaria de Estado de Defesa Civil (SEDEC-RJ), Marcello Silva da Costa, explicou sobre a atuação da corporação com uma palestra sobre o tema ‘Ações de Antecipação na Logística Humanitária para os Municípios com Alertas Extremos de Chuvas Intensas’, compartilhando conhecimentos sobre atuação em casos de chuvas intensas. Depois disso, foi realizada a entrega do plano de ação para os representantes de cada agência e os agentes da Defesa Civil municipal foram homenageados. No evento, estavam presentes agentes externos, como representantes da Naturgy, Corpo de Bombeiros, Enel, Samu e outros.

Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz

Notícias relacionadas

Skip to content