Início > Defesa Civil > Defesa Civil faz exercício simulado no Tenente Jardim

Defesa Civil faz exercício simulado no Tenente Jardim

Publicado em:  04/04/2024

Ação acontece neste sábado, a partir das 9h

A Defesa Civil de São Gonçalo vai realizar um exercício simulado de desocupação, no bairro Tenente Jardim, neste sábado (6), às 9h. A ação faz parte do projeto “São Gonçalo Resiliente”, que visa capacitar os moradores sobre como agir no deslocamento de suas casas de forma segura em caso de desastres naturais.

Durante a atividade, a sirene do local é acionada, a fim de convocar os moradores, que são previamente avisados sobre a simulação. Eles recebem orientações para se deslocarem até o ponto de apoio mais próximo após o acionamento da sirene do Sistema de Alerta e Alarme, como forma de prevenir tragédias em períodos chuvosos.

Além das orientações sobre como agir, também é distribuída a cartilha Comunidade Mais Segura, desenvolvida pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM),com orientações sobre mudanças de hábitos com foco na redução de risco de desastres naturais e inundações.

A Defesa Civil de São Gonçalo realiza constantemente eventos de capacitação e treinamentos para seus servidores e também junto à população para enfrentamento dos períodos de chuvas e prevenção de desastres como deslizamentos de terra e encostas.