Início > Defesa Civil > Defesa Civil forma quinta turma de voluntários em SG

Defesa Civil forma quinta turma de voluntários em SG

Publicado em:  28/05/2019

Com mais de 300 voluntários já capacitados, a Defesa Civil de São Gonçalo encerrou nesta terça-feira (28) a quinta turma do curso de qualificação para situações de desastres naturais. Na oficina, que dura um mês e é livre para todos os públicos, os alunos aprendem sobre acionamento de sirenes, evacuação de áreas de risco, comunicação de emergência, combate a princípios de incêndio e atendimento pré-hospitalar.

“Os voluntários são os braços da Defesa Civil espalhados por toda a cidade. Há dois anos temos realizado essa capacitação, junto a outros órgãos parceiros, como a Cruz Vermelha e Corpo de Bombeiros, com o objetivo de aproximar ainda mais o nosso trabalho junto à população. Aqui nós temos um ciclo de trabalho que é formado por prevenção, preparação, resposta e reconstrução. Não atuamos apenas em momentos de calamidade pública, mas realizamos um trabalho periódico de prevenção e capacitação para que a cidade e todos os profissionais e voluntários que atuam conosco estejam preparados. No curso temos desde líderes comunitários até moradores de áreas de risco, que compreendem a importância dessa rede de proteção junto ao serviço público!”, destacou o subsecretário de Defesa Civil, Antônio Haag.

É o caso do engenheiro ambiental e de produção, José Alexandre Marins Leal, de 38 anos. Morador da cidade de Itaboraí, decidiu ingressar na capacitação com o objetivo de contribuir com a sua comunidade.

“Meu objetivo aqui no curso é poder ajudar o próximo quando solicitado. Saio daqui hoje com um sentimento maior de empatia e mais preparado para situações de perigo e calamidades. Aqui aprendemos a nós colocar no lugar do outro e a cuidar da comunidade onde estamos inseridos”, relatou.

Dividida pelas áreas administrativa, operacional, mapeamento e setor de planejamento e coordenação, a Defesa Civil tem o papel de acionar e coordenar os órgãos indispensáveis em situações de calamidade pública (Polícia Militar, SAMU, Secretaria de Desenvolvimento Social, Guarda Municipal, dentre outros). Através do contato direto com a população, a Defesa tem por responsabilidade repassar informações importantes sobre riscos e prevenção, coletar e distribuir suprimentos para vítimas de desastres, realizar vistorias, além de realizar previsões meteorológicas analisando as incidências e impactos das chuvas, acionar as sirenes em casos de urgência, realizar ações educativas através do projeto Defesa Civil nas escolas e manter a população informada pelo canal direto via SMS (40199).

De acordo com o coordenador, Silvio Fernandes, responsável pelo planejamento e mediação em áreas de risco, as equipes de trabalho são divididas visando alcançar o máximo de regiões possíveis.

“Temos cinco equipes, que são divididas pelos distritos, capacitadas e que realizam junto à coordenação o mapeamento de todas as possíveis áreas de risco na cidade. Formadas por engenheiros, geólogos, geógrafos e demais técnicos que auxiliam no monitoramento e implementação do trabalho”, disse.

Além do trabalho de monitoramento, a Defesa Civil ainda recebe estudantes universitários de diferentes áreas para aulas abertas e palestras junto às equipes. Nesta terça, foi dia de receber alunos do curso de engenharia civil.

A formatura da quinta turma acontece nesta quinta-feira (30), e de acordo com o subsecretário uma nova turma já está sendo pensada para o próximo semestre. Para mais informações e chamadas de urgência basta ligar para o 199 ou 2601-0199.

Autor: Thayná Valente