Início > Defesa Civil > Defesa Civil orienta estudantes sobre primeiros socorros

Defesa Civil orienta estudantes sobre primeiros socorros

Compartilhe isso:


Publicado em:  29/07/2025

Alunos de três escolas de São Gonçalo recebem orientações

Com o objetivo de capacitar alunos e profissionais por meio de uma aula expositiva e prática de primeiros socorros, para que eles ajam de forma segura em situações de emergência, a Defesa Civil de São Gonçalo realizou, nesta terça-feira (29), uma palestra no CIEP 438 Municipalizado Rubens Mauricio da Silva Abreu, no Colégio Estadual Subtenente PM Marco Antônio Gripp, no Galo Branco, e no Colégio Estadual Coronel PM Marcus Jardim, no Alcântara.

As palestras englobaram as noções de primeiros socorros, com participação prática dos alunos, que aprenderam para quais números ligar de acordo com cada emergência, além de atuar de forma rápida caso presenciem crise convulsiva, desmaio, parada cardiorrespiratória, trauma, queimadura, entre outras emergências.

“As atividades da Defesa Civil na escola são de extrema importância. Neste momento, fizemos um grande encontro onde os agentes da Defesa Civil passaram noções de primeiros socorros, de modo que cada aluno se torna um disseminador desse conhecimento para toda a família. Além disso, os eventos nas escolas mostram a nossa preocupação em conseguir levar o conhecimento para todos os moradores, demonstrando mais uma vez a integração entre a Educação e a Defesa Civil”, afirmou o subsecretário de Defesa Civil, Major Felipe Assumpção.

A aluna Manuela Silva, do CIEP 438, de 14 anos, lembrou de uma crise convulsiva que teve aos 4 anos e que sua família não possuía o conhecimento de primeiros socorros. Por isso, além de prestar atenção às instruções, ela também se voluntariou para participar da prática.

“É um evento informativo e muito útil. São coisas que acontecem muito e precisamos ficar atentos para saber como agir em caso de emergência. Eu tive a crise convulsiva em casa quando era pequena e meus familiares não sabiam como agir nestes casos, mas o socorro chegou logo e eu fiquei bem. Foi uma ótima ideia trazer essa palestra aqui para a escola”, disse.

Autor: Ascom
Foto: Renan Otto

Notícias relacionadas

Skip to content