Início > Defesa Civil > Defesa Civil orienta moradores em Itaúna

Defesa Civil orienta moradores em Itaúna

Compartilhe isso:


Publicado em:  26/10/2024

Projeto São Gonçalo Resiliente tem mais uma edição

A Subsecretaria de Defesa Civil de São Gonçalo realizou exercício simulado de desocupação no bairro Itaúna neste sábado (26). A ação faz parte do projeto “São Gonçalo Resiliente” e busca garantir a segurança e o bem-estar da população nos casos de desastres naturais. O simulado é feito mensalmente nos locais atendidos pelo Sistema de Alerta e Alarme de São Gonçalo. 

     Na ação, a sirene é acionada e os moradores aprendem como agir e para onde podem ir nos casos em que a sirene realmente precisa ser acionada, como em situações de emergência, deslizamento ou desastres que atinjam a localidade devido a condições climáticas e geográficas. O ponto de apoio do bairro é a Escola Municipal Pastor Haroldo Gomes.

     “Essas ações são importantes porque, além da desocupação após o toque da sirene até o ponto de apoio, também passamos informações sobre riscos, vulnerabilidades e comportamentos que devem ser tomados quando há desastres. A Defesa Civil de São Gonçalo realiza constantemente eventos de capacitação e treinamentos para seus servidores e com a  população para enfrentamento dos períodos de chuvas e prevenção de desastres”, disse o major Felipe Assunpção, subsecretário de Defesa Civil.

     Durante o exercício, os participantes também aprendem sobre a prática da evacuação ordenada em direção ao ponto de apoio, rotas de evacuação segura e procedimentos de segurança, abrigos temporários e apoio e compreendem em que situações o equipamento é acionado e a importância de seguir as instruções da equipe técnica da Defesa Civil.

    O simulado também contou com servidores da rede municipal de saúde, que levaram serviços como vacinação, aferição de pressão, teste de glicemia, além de avaliações de odontologia com o Odontomóvel.

Autor: Ascom
Foto: Divulgação

Notícias relacionadas

Skip to content