Saúde e Defesa Civil
Saúde reforça ações para controle do mosquito da dengue
04/05/2025
A Secretaria de Saúde e Defesa Civil, em parceria com o grupo 90/RJ Escoteiros do Mar, realizou neste final de semana uma série de atividades com escoteiros em São Gonçalo. Ao todo, 150 crianças participaram das atividades de Noções de Defesa Civil. As ações aconteceram no sábado (18) e domingo (19), no Centro e em Neves, respectivamente.
Segundo o secretário de Saúde, Dimas Gadelha, é fundamental para as tropas escoteiras realizar a aquisição de conhecimentos em técnicas e procedimentos de emergência. “Sem dúvidas esses conhecimentos serão úteis para o cotidiano e em situações de emergência, como em acampamentos”, explica o secretário de Saúde, Dimas Gadelha.
No sábado, as crianças tiveram um minicurso sobre Noções de Defesa Civil, que contemplou combate a incêndio, prevenção de acidentes e primeiros socorros. O curso de Noções de Defesa Civil aconteceu no cinema do shopping Partage, no Centro. Na ocasião, eles tiveram uma aula sobre a importância de acionar 199 em caso de emergência, quando acontece deslizamentos, vendaval, enchentes e queda de barreira.
“É papel fundamental da Defesa Civil ser acionado para restabelecer a segurança e bem estar da população. Nossa principal tarefa é coordenar as ações, ajudando no resgate às vítimas e prevenindo desastres”, explica o subsecretário de Defesa Civil, Antônio Haag.
Já no domingo, os escoteiros colocaram em prática o que aprenderam em uma simulação realizada na Ilha das Flores, em Neves.
“Levar conhecimento sobre defesa civil para escoteiros pode ajudar a salvar vidas, é de extrema importância na atuação do trabalho deles”, explica o coordenador de Minimização da Defesa Civil, José Carlos Bastos.
Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Marcio Oliveira
Fonte: Semsa
Notícias relacionadas
Mais Acessados