Saúde e Defesa Civil
São Gonçalo abre Campanha Outubro Rosa com programação variada
06/10/2025
Encontros acontecerão diariamente, ao longo desta semana
Agentes da Defesa Civil de São Gonçalo realizaram, nesta segunda-feira (6), a aula inaugural da 11ª turma do Curso de Voluntários, nas dependências da Uniasselvi, no Partage Shopping. Com ensinamentos práticos e teóricos, o curso ensina sobre noções básicas da Defesa Civil, com temas como voluntariado, fatores de riscos biológicos, primeiros socorros, noções de climatologia e de evacuação e escape, dentre outros temas.
As aulas do curso tiveram início nesta segunda-feira (6) e seguirão até a próxima sexta-feira (10), com um encontro prático que será realizado na APA Estâncias de Pendotiba, em Maria Paula.
“Essa turma é uma virada de chave. Quando começamos o curso, pensamos em formar 10 turmas, mas o projeto deu tão certo que hoje estamos na 11ª turma. Nosso foco agora é a 20ª turma. Estou muito feliz e muito satisfeito porque cada olhar de aluno assustado no primeiro dia do curso vira um olhar de campeão na aula final. Em cinco dias, as pessoas viram grandes voluntários. São pessoas das mais distintas localidades do município, que se tornam pontos focais, vivenciando em primeira mão desastres ou eventos adversos e trazendo essa informação para a Defesa Civil, fazendo com que a gente consiga se antecipar e até evitar esses eventos adversos”, destacou o major Felipe Assumpção, subsecretário de Defesa Civil.
Moradora do Salgueiro, Thyfany Medeiros Vieiras, de 20 anos, é uma das participantes.
“Eu estava passando pelo shopping Partage quando vi a sala da Defesa Civil. Aí, eu soube do curso e me interessei porque onde eu moro já aconteceram alguns desastres. Eu acho que aprendendo aqui, eu vou conseguir ajudar mais a minha comunidade. Sou formada em bombeiro civil e socorrista e acredito que esse curso aqui vai complementar ainda mais os meus conhecimentos. Estou animada para as aulas!”, afirmou.
Ao final do curso, os alunos ganham um certificado de conclusão, sendo necessário o cumprimento das 44 horas de atividades oferecidas durante a capacitação. Vale destacar que os voluntários saem formados do curso, mas não possuem a capacitação para salvar e resgatar pessoas como se fossem bombeiros ou agentes da Defesa Civil. Nas ações, os voluntários têm um tratamento direcionado, apoiando abrigos, organizando mantimentos nesses locais, catalogando pessoas que precisarem de ajuda.
Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz
Notícias relacionadas
Mais Acessados