Início > Defesa Civil > Defesa Civil realiza aula inaugural da nova turma do Curso de Voluntários

Defesa Civil realiza aula inaugural da nova turma do Curso de Voluntários

Compartilhe isso:


Publicado em:  11/08/2025

Capacitação inclui ensinamentos teóricos e práticos

Agentes da Defesa Civil de São Gonçalo realizaram, nesta manhã de segunda-feira (11), a aula inaugural da nova turma do Curso de Voluntários, na sede da Uniasselvi, no Partage Shopping, no Centro. As aulas desta turma irão até o dia 15 de agosto. A capacitação ensina, em aulas teóricas e práticas, noções básicas da Defesa Civil.

O curso é composto por cinco módulos, que debatem com os alunos temas como voluntariado, comunicação de emergência, abrigos temporários, produtos perigosos, combate a princípios de incêndio, atendimento pré-hospitalar e a importância da higienização das residências após chuvas, dentre outros. As aulas são ministradas por agentes do próprio órgão municipal.

“Estamos iniciando a 10ª turma de voluntários desde o ano de 2023 e o nível e entusiasmo dos alunos só cresce, são alunos extremamente focados em aprender os nossos conteúdos. Com essa 10ª turma, percebemos que estamos no caminho certo. Nosso objetivo é fazer com que todo o município como um todo entenda sobre percepções de risco, entendendo as necessidades da cidade e tornando o município mais resiliente”, ressaltou o subsecretário de Defesa Civil, Major Felipe Assumpção.

Uma das alunas da turma que está iniciando é a professora de educação física Adna Oliveira, de 35 anos. Ela soube do curso pelas redes sociais da Prefeitura e não perdeu tempo: resolveu se inscrever.

“Infelizmente, os desastres naturais acontecem e saber como agir e como ajudar é essencial. É isso o que estou com expectativas para aprender. Além do acolhimento às pessoas, quero aprender a parte de ajuda à população, entendendo como posso auxiliar com segurança”, disse a moradora do Barro Vermelho.

Ao final do curso, os alunos ganham um certificado de conclusão, sendo necessário o cumprimento das 44 horas de atividades oferecidas durante a capacitação. Vale destacar que os voluntários saem formados do curso, mas não possuem a capacitação para salvar e resgatar pessoas como se fossem bombeiros ou agentes da Defesa Civil. Nas ações, os voluntários têm um tratamento direcionado, apoiando abrigos, organizando mantimentos nesses locais, catalogando pessoas que precisarem de ajuda.

Autor: Ascom
Foto: Fabio Guimarães

Notícias relacionadas

Skip to content