Saúde e Defesa Civil
Novo PAM Coelho deve ser entregue à população em maio
03/05/2025
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Defesa Civil, realiza no próximo dia 16 de novembro um simulado de preparação para desastres, no bairro Engenho Pequeno. Cerca de 500 profissionais serão mobilizados na ação, que visa reduzir os riscos e impactos de desastres naturais, especialmente em períodos de chuvas intensas.
“O objetivo do simulado é estabelecer um plano tático e também é importante a comunidade criar essa cultura de prevenção de desastres porque as pessoas ficam mais preparadas e reagem melhor em caso de risco real, aumentando a sua segurança e a dos demais. Atuei nas chuvas de abril do ano passado e vi esse problema muito de perto”, explica o secretário de Saúde, Dimas Gadelha.
De acordo com o levantamento realizado, de 1995 a 2015, 78 bairros apresentaram ocorrências relacionadas aos movimentos de inundações, com concentração entre os meses de dezembro a abril. Somente nas chuvas de abril de 2010, um total de 62 mil pessoas foram atendidas.
“Durante a atividade que simula uma situação de emergência, a população será conduzida até dois pontos estratégicos em locais seguros, que serão o Ciep Armando Leão Ferreira e a Escola Estadual Maria Amélia, onde serão informadas sobre os procedimentos e serviços prestados pelos diversos órgãos de apoio emergencial em casos de riscos iminentes”, explica o subsecretário de Defesa Civil, Antônio Haag.
O trabalho acontecerá em diversas etapas, entre elas o monitoramento meteorológico/pluviométrico, acionamento, avaliação do cenário, posicionamento das equipes, alerta aos moradores, evacuação do local, encaminhamento dos moradores aos pontos de apoio, cadastramento e palestra com a comunidade.
Segundo a presidente da associação dos moradores do Engenho Pequeno, Lucileia Trindade, o trabalho será muito bem vindo pelos moradores do bairro, que já sofreu com as chuvas.
“Estamos chegando na época em que as chuvas fortes assolam nossa cidade, é importante que a população participe dessa ação porque nunca se sabe se passaremos por esse problema. A obstrução dos rios e construções irregulares agravam o problema das enchentes”, conta Lucileia.
A ação acontece em conjunto com vários órgãos, como Samu, Cruz Vermelha, Defesa Civil, Guarda Municipal, Bombeiros, Amep, líderes comunitários, Área de Proteção Ambiental (APA), além das secretarias de Meio Ambiente, Transporte, Educação, Segurança Pública.
Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Fonte: Semsa
Notícias relacionadas
Mais Acessados