Saúde e Defesa Civil
Campanha de multivacinação acontece em 64 unidades de saúde em São Gonçalo
17/10/2025
Ação aconteceu na manhã desta sexta-feira na Praia das Pedrinhas
A Defesa Civil de São Gonçalo realizou, nesta manhã de sexta-feira (17), um simulado de resgate na água com integrantes da 11ª turma do Curso de Voluntários. A atividade aconteceu na Praia das Pedrinhas, com o objetivo de fazer com que os alunos colocassem em prática o que aprenderam sobre análise de riscos hidrológicos, entendendo como agir em casos de alagamentos ou inundações.
Foram montadas duas barracas: uma que servia de ponto de risco e outra usada como ponto de apoio, para onde os alunos precisavam transportar, em barcos, as supostas vítimas que estavam na zona de risco, entendendo como agir em locais inundados.
“Aqui, estamos em colocando em prática também a integração entre as equipes, entendendo a unidade e distribuindo as tarefas. Durante a atividade, os alunos são forçados a ter ideias rápidas e dinâmicas, a controlar sua estrutura emocional, lidando com vítimas nervosas. O voluntariado é isso: estar calmo e equilibrado e passar essas sensações para as pessoas em momentos de crise. A Praia das Pedrinhas é um local seguro e controlado, onde conseguimos desenvolver bem essa atividade”, disse o major Felipe Assumpção, subsecretário de Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo.
Flávio Jorge Isabelino, de 50 anos, é morador de Marambaia, já atuou em segurança privada e como bombeiro civil e foi um dos formandos na 11ª turma de voluntários.
“Eu me interessei pelo curso através da internet e achei muito interessante. Num geral, o curso foi ótimo e proveitoso. Recomendo para todos que querem entender como atua a Defesa Civil, que é um trabalho muito necessário. A atividade de hoje também é essencial, porque nos ajuda a entender o que pode acontecer”, afirmou.
Vale destacar que os voluntários saem formados do curso, mas não possuem a capacitação para salvar e resgatar pessoas como se fossem bombeiros ou agentes da Defesa Civil. Nas ações, os voluntários têm um tratamento direcionado, apoiando abrigos, organizando mantimentos nesses locais, catalogando pessoas que precisarem de ajuda.
Autor: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados