Início > Ordem Pública > Definido novo plano de patrulhamento do São Gonçalo Presente

Definido novo plano de patrulhamento do São Gonçalo Presente

Publicado em:  25/03/2022

Equipes realizam ronda das 5h às 23h, em motos e viaturas, nas principais vias da cidade

Com a segunda expansão do São Gonçalo Presente, uma nova estruturação do patrulhamento está sendo implantada de forma integrada entre a Secretaria de Ordem Pública de São Gonçalo e o 7º Batalhão de Polícia Militar. O novo planejamento foi estruturado de acordo com as informações obtidas com a mancha criminal do município, com objetivo de reduzir ainda mais os índices de violência. Ao todo, são 324 agentes de segurança pública que passaram a patrulhar todos os bairros de São Gonçalo.

Com o aumento do efetivo, os profissionais circulam por todas as áreas urbanas de São Gonçalo, atuando com foco principal nos roubos de rua, veículos e roubos de carga. As equipes atuam diariamente, das 5h às 23h, em motos e viaturas. Para atender a todos os bairros, o município foi dividido em seis áreas de patrulhamento, com viaturas e motopatrulhas.

Na região central do município, as rondas em motopatrulhas e viaturas atenderão aos bairros do Boa Vista, Boaçu, Brasilândia, Camarão, Centro, Mutuá, Mutuaguaçu e Porto da Pedra.

Os bairros Gradim, Neves, Parada 40, Patronato, Porto da Madama, Porto Novo, Porto Velho, Vila Lage e Zé Garoto, passam a contar com apoio de equipes de policiais circulando nas áreas de grande movimentação e setores urbanos.

As áreas centrais do Barro Vermelho, Covanca, Engenho Pequeno, Pita, Santa Catarina e Sete Pontes também recebem o reforço no patrulhamento.

As rondas também serão estendidas aos bairros do Colubandê, Galo Branco, Lindo Parque, Mutondo e Rocha, com auxílio de equipes em viaturas e motocicletas.

A quinta área de atuação dos policiais e agentes civis compreende os bairros Alcântara, Antonina, Estrela do Norte, Nova Cidade, Paraíso, São Miguel e Trindade.

E, por último, na região classificada como área seis, serão patrulhados os bairros Amendoeira, Lagoinha, Laranjal, Miriambi, Largo da Ideia, Monjolos, Pacheco, Raul Veiga e Vista Alegre.

O secretário de Ordem Pública, major David Ricardo, reforça que a parceria entre os órgãos competentes é fundamental para a qualidade da segurança pública dos munícipes.

“É fundamental para o município essa parceria com o Governo do Estado, no atendimento a todas as áreas do município, algo que reflete positivamente na segurança do ir e vir dos gonçalenses. Além disso, a cidade tem muito a agradecer a parceria entre o prefeito Capitão Nelson e o governador Cláudio Castro, que tem se empenhado em melhorar a questão da segurança pública”, afirmou o major.

Nesta quinta-feira (24), o São Gonçalo Presente completou um ano com saldo positivo. Desde a primeira expansão, em março de 2021, a operação já efetuou 139 cumprimento de mandado de prisão e captura de foragidos e 192 prisões em flagrante.

Expansão – Com a visita do governador Cláudio Castro, no último dia 11, através de um pedido do prefeito Capitão Nelson, o governador anunciou o aumento do efetivo de mais agentes de segurança pública para atuar na Operação São Gonçalo Presente, com mais 150 policiais, totalizando 324 profissionais que patrulham as áreas urbanas do município.

Foto: Renan Otto