Assistência Social
Prefeitura realiza ação de abordagem social no Alcântara
31/10/2024
Com o objetivo de realizar um trabalho de transparência e eficiência, o secretário de Desenvolvimento Social, Marlos Costa, entregou nesta segunda-feira (10) um relatório com o planejamento e as ações efetivadas pela secretaria nestes 100 dias de governo. Dentre os avanços estão a quitação de convênio e contratos, além da regularização do aluguel social.
“Nesses três primeiros meses encontramos muitos desafios, dentre eles, uma secretaria sucateada e dívidas pendentes. Mas conseguimos arrumar a casa, avançamos na ampliação da rede de assistência, devolvendo o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) Salgueiro para a comunidade, e vamos abrir mais três unidades ainda este ano. Reativamos os Serviços de Convivência, além de estarmos estreitando laços intersetoriais com as secretarias de Saúde e Educação, realizando reuniões periódicas”, ressaltou o secretário.
Com uma ampla rede de serviços, a SMDS conta com 18 CRAS, cinco Centros de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), uma central de atendimento do Bolsa Família, um Centro Dia para pessoas com deficiência, dois abrigos para crianças e adolescentes, um Centro Pop para pessoas em situação de rua e três Conselhos Tutelares. E ainda abarca os serviços de Aluguel Social, inscrição no Bolsa Família e no programa Minha Casa, Minha Vida.
De janeiro a março de 2017, a secretaria quitou todos os contratos de transporte, aluguéis, água e luz; regularizou o pagamento do aluguel social ; realizou uma nova licitação para a locação de veículos gerando uma economia de mais de R$900 mil por ano ao município; criação de um setor de infraestrutura que atua na manutenção e reparação de todos os CRAS e CREAS, dentre outros.
E para este ano, o desejo do secretário é ampliar ainda mais a rede de assistência.
“Já iniciamos o estudo para a redefinição dos territórios atendidos pelo CRAS. Sabemos da grandeza do nosso município e por isso vamos fazer o máximo para alcançar toda a população gonçalense com um serviço der qualidade e eficiência. Vamos descentralizar os cursos profissionalizantes que antes aconteciam apenas em Vista Alegre, vamos distribuir por toda a cidade, nas unidades do CRAS. São planos que vão ser concretizados. Só tenho a agradecer a confiança do prefeito José Luiz Nanci e ao trabalho árduo que vem sendo desenvolvido não só por mim, mas por toda a equipe da secretaria”, disse.
Autor: Thayná Valente
Foto: Ricardo Precioso
Fonte: SMDS
Notícias relacionadas
Mais Acessados