Início > Desenvolvimento Social > Desenvolvimento Social realiza primeira reunião com coordenadores

Desenvolvimento Social realiza primeira reunião com coordenadores

Publicado em:  13/03/2017

Humanizar e aproximar o serviço público da população. Estes foram alguns dos desafios citados na manhã desta segunda-feira (13), na primeira reunião de formação e troca de experiências com coordenadores dos Centros de Referência e Assistência Social (Cras), mediada pela Subsecretaria de Proteção Básica.

“O objetivo desse encontro, mais do que uma reunião de rotina, é permitir que os profissionais se conheçam, troquem experiências e alinhem os trabalhos da equipe. A nossa proposta é que os encontros sejam mensais, oferecendo um espaço para criação de grupos de trabalho e formação ampliada aos coordenadores”, disse a coordenadora do Cras, Carla Amaral.

Os 18 Centros de Referência atendem por mês cerca de três mil pessoas em todo o município, eles são a porta de entrada para o acesso às políticas públicas da assistência social, atendendo prioritariamente as famílias em situação de vulnerabilidade social. Para a subsecretária de Proteção Básica, Thaisa Chaves, o encontro contínuo dos coordenadores tem um reflexo direto no planejamento de ações que atendam de fato as necessidades dos moradores de cada território.

“O que a gente enquanto gestor espera é que os coordenadores encontrem em nós um apoio efetivo para prestar à população um serviço de qualidade. Eles estão na ponta do serviço e nós faremos o possível para que tenham todo o apoio”, disse.

O encontro contou com uma roda de conversa sobre as atividades desenvolvidas nas unidades, a importância do atendimento de continuidade com as famílias assistidas e orientações técnicas que servirão como base para os orientadores, pedagogos e facilitadores sociais que compõem as equipes de trabalho.

O secretário de Desenvolvimento Social, Marlos Costa, também destacou a importância do trabalho em rede, como a parceria com as secretarias de Educação e Saúde, ressaltando que o os resultados alcançam toda a população.

“Na maioria das vezes em que as pessoas chegam a um equipamento da SMDS, elas já recorreram a muitos outros lugares. Muitas chegam desacreditadas, mas estamos aqui para juntos oferecermos um trabalho de excelência. Assumimos esse compromisso com o nosso prefeito José Luis Nanci e com toda a população. Podemos e vamos fazer o possível para reinserir essas pessoas à sociedade de forma digna, da forma que todos desejam e merecem”, garantiu.

Autor: Thayná Valente
Fonte: SMDS