Início > Saúde > Dia D imuniza centenas de pessoas contra o sarampo em SG

Dia D imuniza centenas de pessoas contra o sarampo em SG

Publicado em:  02/12/2019

Jovens de 20 a 29 anos. Esse foi o perfil mais expressivo no último sábado (30), “Dia D” da campanha de mobilização de vacinação contra o sarampo em São Gonçalo. O município não registrou nenhum caso da doença este ano e segue imunizando o público nas 73 salas de vacinação espalhadas por toda cidade, das 9h às 17h.

“A vacinação é importante para que possamos evitar que doenças controladas em nosso país voltem a ser problema de saúde pública. Com o sarampo não é diferente. É uma doença de alta transmissão e que é controlada principalmente por vacinação. Portanto, quanto mais pessoas estiverem com a vacina em dia, menor será o risco da doença proliferar.”, afirmou Rafael Marques, coordenador do Programa de Imunizações da secretaria de Saúde.

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. Os sintomas são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz congestionado e mal-estar intenso. Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

A imunização contra o sarampo é realizada em três fases: a dose zero, realizada entre os seis e 11 meses; a primeira dose, com um ano de idade, e a segunda e última dose, com um ano e três meses.

Segundo Glaucia de Oliveira, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da secretaria de Saúde, o departamento é responsável por desenvolver e conhecer o comportamento das doenças e seus agravos no município. E a partir desse mapeamento, ações e medidas de intervenções são planejadas para prevenção e conscientização junto à população.

“Ao termos o conhecimento epidemiologia da doença dentro do nosso município podemos desenvolver ações importantes, como as campanhas vacinais. Através dos dados epidemiológicos da doença ou agravo, podemos realizar campanhas sobre determinadas doenças promovendo orientações, informações e principalmente, campanhas de vacinação. A vacina é uma das formas de evitarmos ou mesmo diminuirmos os casos de determinadas doenças que podem vir a causar surtos ou mesmo epidemias, como hoje vivemos a volta dos casos de Sarampo. O sarampo é uma doença imunoprevinivel, ou seja, podemos ser vacinados para nos proteger desta doença. Sendo assim, não deixem de vacinar. Mantenham as suas vacinas em dia!”, ressalta.

De acordo com a Coordenação do Programa de Imunizações, a cobertura vacinal é calculada somente de crianças de 1 ano, porque entende-se que pessoas de outras faixas etárias foram vacinadas nesse período quando são imunizadas contra sarampo, rubéola e caxumba. Este ano, mais de 8 mil crianças foram imunizadas com a dose 1, correspondendo a uma cobertura de 72% do público alvo.

Apesar da campanha de mobilização ser voltada para jovens adultos, as salas de vacinação seguem realizando a imunização de rotina para crianças de seis a 11 meses, e adultos de 30 a 49 anos, que tomam apenas uma dose.

Todas as salas de vacinação do município aplicam a vacina. São elas:

Polo Sanitário Washington Luiz Lopes – Zé Garoto; USF Getúlio Vargas – Brasilândia; USF Juvenil Francisco Ribeiro – Engenho Pequeno; USF Armando Leão Ferreira – Morro do Castro; USF Madre Tereza de Calcutá – Estrela do Norte; UBS Haroldo Pereira Nunes – Porto Novo; USF Bocayuva Cunha – Gradim; UBS Robert Koch – Porto da Madama; USF Wally Figueira da Silva – Rocha; USF Barbosa Lima Sobrinho – Porto da Pedra; USF Bento da Cruz – Porto Novo; USF Ana Nery – Gradim; Clínica Municipal Gonçalense do Barro Vermelho; USF Luiz Carlos Prestes – Santa Catarina;

Polo Sanitário Paulo Marcos Rangel – Porto do Rosa; USF Alberto Farah – Mutuapira; USF Mahatma Gandhi – Jardim Califórnia; USF Alexander Fleming – Boaçu; USF Carlos Chagas – Fazenda dos Mineiros; USF Neuza Goulart Brizola – Palmeiras; USF Davi Capistrano Filho – Recanto das Acácias; USF Nova Cidade; USF Itaúna; USF Porto do Rosa; USF Albert Sabin – Itaoca; USF Jair Abrantes – Boa Vista; USF Mutuá; USF Mutuaguaçu; USF Leoncio Correa – Fazenda dos Mineiros;

Polo Sanitário Hélio Cruz – Alcântara; USF Irmã Dulce – Trindade; USF Tancredo Neves – Luiz Caçador; USF Bandeirantes; USF Oswaldo Cruz – Amendoeira; USF Adolfo Lutz – Pacheco; Clínica Municipal Gonçalense – Mutondo; USF Josyandra Mesquita – Colubandê; PAM Coelho;

Polo Sanitário Rio do Ouro; UBS Santa Izabel; UBS Doutel de Andrade – Maria Paula; UBS Hiparco Ferreira – Engenho do Roçado; USF Manoel de Abreu – Eliane; USF Badger Silveira – Tribobó; Clínica Dr Zerbini – Arsenal; USF Luiza de Marilac – Novo México; USF Marechal Cândido Rondon – Colubandê; USF Emílio Ribas – Barracão; USF Almerinda; USF José Avelino – Tribobó; USF Vila Candoza; USF Flávio Henrique Brito – Jóquei; USF José Jorge Cortes Freitas – Itaitindiba; USF Quinta Dom Ricardo – Santa Izabel; USF Marileia Cardoso – Jóquei;

Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima – Jardim Catarina; UBS João Goulart – Jardim Catarina; USF Jardim Catarina; USF Roberto Silveira – Bom Retiro; USF Santa Luzia; USF Largo da Ideia; Clínica da Família Marambaia; USF Floriano Barbosa – Jardim Catarina; USF Juarez Antunes – Laranjal; USF Luiz Paulo Guimarães – Laranjal; USF Aníbal Porto – Monjolos; USF Ary Teixeira – Bom Retiro; USF Louis Pasteur – Guaxindiba; USF Geremias Mattos Fontes – Bom Retiro; USF Elza Maria Borges – Santa Luzia; USF Agenor José da Silva – Jardim Catarina; USF Apolo III; PAM Neves.

Autor: Thayná Valente
Fonte: Semsa