Início > Saúde > Dia D tem baixa procura em SG

Dia D tem baixa procura em SG

Compartilhe isso:


Publicado em:  20/08/2018

O Dia D de vacinação contra poliomielite e sarampo foi de baixa procura nas 73 salas de vacinação destinadas à campanha, no último sábado(25). Ao todo, 7.021 crianças se vacinaram contra poliomielite e 6.913 contra sarampo em unidades de saúde e no Shopping São Gonçalo e Partage Shopping, que também contaram com uma sala para a imunização.

Até o próximo dia 31 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde pretende imunizar 95% do público-alvo, o equivalente a 44.109 crianças entre 1 ano e 4 anos, 11 meses e 29 dias. Até o momento, apenas 25% das crianças que fazem parte do público-alvo foram imunizadas. Destas, as crianças com três anos de idade são as que apresentam a menor cobertura.

“Nossa meta é diminuir a possibilidade de retorno da pólio e não deixar que o vírus do sarampo chegue em nossa cidade. A vacinação é a principal estratégia de contenção de qualquer surto de sarampo”, explica o secretário de Saúde, Jefferson Antunes.

De acordo com a subsecretária de Atenção Básica, Maria Auxiliadora Rodrigues, é essencial que os pais levem os filhos para se imunizarem. “É fundamental que os pais apresentem o cartão de vacina para que o histórico de vacinação da criança seja verificado. Caso esse documento tenha sido perdido, a criança deve ser levada para ser imunizada com a certidão de nascimento. Lembrando que a vacina tríplice viral não deve ser administrada simultaneamente com a vacina da febre amarela”, explica a subsecretária de Atenção Básica, Maria Auxiliadora Rodrigues.

Segundo o Ministério da Saúde, para a poliomielite, os pequenos que não tomaram nenhuma dose durante a vida receberão a VIP (que tem o vírus inativado). Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a VOP (com o vírus atenuado), a gotinha.

Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), independentemente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Divulgação
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content